Um incêndio atinge na tarde desta sexta-feira o Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete homens da corporação que combatiam o fogo foram socorridos ao Hospital das Clínicas. Dois deles ficaram gravemente feridos e foram internados inconscientes e com queimaduras nas vias aéreas.
As chamas começaram por volta das 15h. Por volta das 18h, os bombeiros ainda atuavam para controlar o fogo. Havia muita fumaça no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, 55 viaturas foram enviadas ao local, além de um helicóptero. No total, 88 homens atuavam diretamente no combate às chamas.
De acordo com o major da Polícia Militar Mauro Robson, os bombeiros que ficaram feridos foram vitimados por um fenômeno chamadoflashover. "Tivemos oflashover, que, por vezes dá para se prever, mas nesse caso não foi possível. Ele acontece quando você tem um ambiente pegando fogo, pouco oxigênio, calor e carga para se queimar, então a queima é lenta lá dentro. Quando você abre esse ambiente, há a entrada de mais oxigênio, então há o flashover", disse.
Segundo o major, por volta das 18h, os homens do Corpo de Bombeiros já haviam ocupado todo o interior do prédio e o fogo já estava controlado. Porém, o rescaldo ainda levaria mais tempo.
De acordo com a assessoria de imprensa do Memorial da América Latina, o fogo foi causado por um curto-circuito do Auditório Simón Bolívar. Grande parte do forro da plateia B do auditório teria sido comprometida.
Uma testemunha afirmou que faltou energia elétrica na região no início da tarde e que, assim que o abastecimento voltou, uma explosão foi ouvida dentro do memorial. O espaço tem capacidade para 1,8 mil pessoas.
O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer em uma área de 84,5 mil metros quadrados, foi inaugurado em março de 1989. O complexo se dedica a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
A Companhia de Engenharia de Tráfego pede aos motoristas que evitem trafegar pela região. O cruzamento da avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade com a alameda Olga está bloqueado. O desvio para quem vai no sentido Lapa é feito pela alameda Olga, rua Tagipuru e avenida Francisco Matarazzo. As linhas de metrô e trem da Estação Barra Funda, vizinha ao memorial, operam normalmente.