O próximo Salão do Automóvel de Los Angeles, de 22/11 a 1º de dezembro, com previsão de 50 lançamentos mundiais e locais, entre outras novidades, vai mostrar o resultado da parceria Ford e Coca-Cola ao apresentar o Fusion Híbrido com revestimento interno de tecido renováveis a base de plantas, tecnologia introduzida nas embalagens utilizadas pela gigante dos refrigerantes, em 2009.
Ao empregar o uso do novo tecido automotivo, de alta qualidade, com até 30% de material vegetal, nos assentos, encostos, apoio de cabeça e painéis das portas do Fusion Híbrido plug-in, a Ford dá mais um passo em relação à sustentabilidade de seus produtos.
O projeto da Ford é o primeiro que usa material com a tecnologia PlantBottle fora da indústria de pets. Atualmente, a matéria prima das garrafas de plástico já é, parcialmente, feita de materiais oriundos de plantas, em substituição ao uso convencional de tereftalato de polietileno, um polímero a base de petróleo.
“A utilização de materiais renováveis a base de plantas, para criar tecidos, ajuda a reduzir a quantidade de petróleo necessária para a produção de diversos itens automotivos, diminuindo o impacto ambiental global dos futuros veículos”, disse John Viera, diretor de sustentabilidade da Ford.
Dessa forma, Ford e Coca-Cola mostrarão, no Los Angeles Auto Show, o amplo potencial para alavancar diversos outros tipos de matérias primas na busca pela substituição de combustíveis fósseis.