Sem grandes pretensões no Campeonato Brasileiro, o Santos recebeu o Bahia nesta quinta-feira no Pacaembu e conquistou uma boa vitória, para a alegria da torcida que compareceu ao estádio paulistano. Com atuação decisiva do trio Montillo, Thiago Ribeiro e Cícero, a equipe do técnico Claudinei Oliveira venceu por 3 a 0 e deixou o adversário em situação complicada.
Com o resultado, o Santos acumula 48 pontos e está na nona colocação, a oito pontos do G-4. Já o Bahia, que segue com 39, cai para a 17ª posição e entra na zona de rebaixamento por conta da vitória do Fluminense sobre o Náutico por 2 a 0.
O Bahia mantém a luta contra o degola no próximo domingo, em partida contra o já rebaixado Náutico. O duelo ocorre às 19h30, na Arena Pernambuco. Já os santistas visitam o Vitória no Barradão, também no domingo, mas às 17h.
As equipes fizeram um primeiro tempo equilibrado, do qual o Santos saiu mais satisfeito. A melhor chance para o Bahia foi aos 22min, quando Obina chutou cruzado e Aranha precisou fazer ótima defesa. A resposta veio cinco minutos depois em arremate de Geuvânio, que raspou no travessão depois de leve intervenção de Marcelo Lomba.
Montillo era um dos jogadores mais participativos da partida e foi recompensado com um gol. Aos 36min, Emerson ganhou a bola na raça e rolou para o argentino, que escapou da marcação e bateu firme no canto direito de Lomba. O Bahia ficou perto do empate aos 44min, mas Aranha impediu chute de Marquinhos.
Depois do intervalo, o Bahia passou a buscar mais o ataque, enquanto o Santos se mantinha vigilante no campo de defesa. A meta do time da casa era o contragolpe, e Thiago Ribeiro conseguiu boa jogada em velocidade aos 16min - a finalização, entretanto, foi longe do gol. Quatro minutos depois, o atacante aproveitou novo contra-ataque e cruzou a bola na cabeça de Cícero, que testou para o fundo das redes.
O Bahia teve boa chance de descontar com Souza aos 25min, mas o atacante finalizou para fora depois de cobrança de falta. Do outro lado, o Santos não perdoou e fez o terceiro. Thiago Ribeiro deu ótimo lançamento para Montillo, que passou de cabeça para Cícero completar de dentro da área.
O jogo
Apesar da necessidade dos dois times de voltar a vencer, ambos iniciaram a partida desorganizados em campo. O Bahia se concentrou apenas em buscar jogadas pela esquerda, com o lateral Raul e o atacante Wallyson. Já o Santos mostrou dependência por Montillo, com Geuvânio tentando arriscar também alguns lances.
O time alvinegro chegou a ter duas oportunidades em cobranças de faltas, mas desperdiçou ambas. Assim, a partida demorou a ter emoção. O primeiro lance de perigo saiu apenas aos 25 minutos, depois que Edu Dracena não conseguiu cortar lançamento. A bola sobrou para Wallyson, que rolou na direita para Obina arrematar cruzado, rasteiro. Aranha se esticou para salvar os mandantes.
A jogada acordou o Santos, que respondeu cinco minutos depois. Geuvânio dominou pela direita, cortou para o meio e bateu de pé esquerdo. Marcelo Lomba espalmou, e a bola ainda acertou o travessão antes de sair pela linha de fundo. Aos 36, a equipe da casa abriu o placar. Emerson pegou a bola pela esquerda, em rebote de Fabrício, e fez a assistência na meia-lua para Montillo, que driblou o marcador e bateu cruzado para fazer o gol.
Antes do fim do primeiro tempo, o Bahia desperdiçou boa chance de empatar. Marquinhos recebeu cruzamento da esquerda nas costas da zaga, com liberdade, mas não conseguiu dominar, quase na linha da pequena área, e Aranha ficou com a bola.
No segundo tempo, o Santos voltou melhor. Em cobrança de falta de Montillo da intermediária, Gustavo Henrique cabeceou, a bola desviou em Cícero e passou perto da trave. Depois, Cristóvão Borges tirou o volante Fahel para colocar o atacante Souza, que, em sua primeira oportunidade, desperdiçou chance de frente para o gol.
Já o Santos não falhou na oportunidade seguinte. Aos 25, Thiago Ribeiro roubou a bola no meio-campo e lançou para Montillo, que ajeitou de cabeça para Cícero arrematar para a rede. Cinco minutos depois, Cícero aproveitou cruzamento de Montillo e deu números finais ao confronto.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 BAHIA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 14 de novembro de 2013, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartões amarelos: Helder (Bahia)
GOLS
SANTOS: Montillo, aos 36 minutos do primeiro tempo. Cícero, aos 20 e aos 25 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison (Alan Santos), Arouca (Renato Abreu), Cícero e Montillo (Marcos Assunção); Thiago Ribeiro e Geuvânio - Técnico: Claudinei Oliveira
BAHIA: Marcelo Lomba, Fabrício (Madson), Titi, Demerson e Raul; Hélder, Rafael Miranda, Fahel (Souza) e Marquinhos (Talisca); Wallyson e Obina - Técnico: Cristóvão Borges