Foi no dia 4 de agosto que o Corinthians havia conseguido sua última vitória fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, 101 dias se passaram até que a equipe paulista conseguisse voltar a ganhar como visitante: foi nesta quarta-feira, contra o Coritiba, em triunfo que terminou 1 a 0 no Estádio Couto Pereira.O resultado é importante, pois elimina as chances de rebaixamento da equipe alvinegra. Agora com 48 pontos, o Corinthians chegou à nona colocação da Série A. O Coritiba, por sua vez, continua próximo da zona da degola com 41, a quatro pontos do Vasco, 17º colocado.
A primeira etapa foi equilibrada no Couto Pereira, com as duas equipes marcando forte no meio-campo e criando poucas chances de gol. O time paulista teve leve superioridade e conseguiu concluir mais vezes ao gol de Vanderlei, mas o 0 a 0 permaneceu no placar até o intervalo.
No segundo tempo, o Corinthians voltou ligeiramente melhor, apesar de levar alguns sustos em ataques do Coritiba. O goleiro Walter, em boa forma, salvou algumas vezes. No campo de ataque, o clube paulista conseguiu, enfim, chegar ao gol em jogada de Romarinho, que fez ótimo passe para Guilherme concluir no canto esquerdo de Vanderlei aos 18min.
O time do Parque São Jorge volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, às 17h (de Brasília), quando receberá o Vasco, no Estádio do Pacaembu. Já o Coritiba continua no Couto Pereira, onde terá pela frente o Criciúma, rival direto na briga contra o rebaixamento. O duelo será sábado, às 21h.
O jogo
Terminado o protocolo de protesto dos jogadores contra o calendário apertado, repetido em todas as partidas da rodada, o Corinthians começou melhor. Com Emerson muito participativo pelo lado esquerdo, os visitantes apertaram e criaram boas jogadas nos minutos iniciais.
Substituto do cansado Douglas, Danilo atuou melhor do que vinha fazendo. Ele achou um passe para Emerson, que acionou Pato, aos seis minutos. O atacante bateu de fora e obrigou Vanderlei a trabalhar. Emerson fez o mesmo no minuto seguinte, em um início de jogo com domínio territorial alvinegro.
Bem postada na maior parte das jogadas, a defesa do Corinthians foi surpreendida com um lançamento longo e preciso de Alex, aos 15. Julio César saiu na cara de Walter e, com a bola quicando, tentou chegar à rede com um cabeceio. O goleiro, que havia saído bem, fechou-lhe o ângulo.
Nesse momento, o confronto já apresentava um equilíbrio maior. Romarinho poderia ter aberto o placar após uma falha de Luccas Claro, mas um impedimento foi mal marcado. Mais tarde, em contra-ataque bem tramado por Emerson e Pato, Edenílson acabou sendo travado dentro da área.
No intervalo, Péricles Chamusca trocou Deivid, ainda fora de forma após uma lesão mais grave, por Diogo Goiano, adiantando Carlinhos. Como no primeiro tempo, Emerson começou bem o segundo, errando por pouco em chute da entrada da área logo aos dois minutos.
A essa altura, Sheik estava do lado direito, posicionamento adotado desde a parte final do primeiro tempo. E a articulação do Corinthians parecia procurar seu mais participativo jogador. Do outro lado, uma atuação mais efetiva de Alex tornou o Coritiba mais perigoso.
Julio César e Alex deram chutes perigosos de fora da área, mas foi um erro de Willian, dentro da área, que acabou gerando o primeiro gol, aos 19 minutos. Romarinho aproveitou, tomou a bola e rolou para Guilherme bater firme no canto esquerdo de Vanderlei.
Daí em diante, o Coritiba adotou um comportamento mais agressivo. As substituições foram no sentido de partir para cima, mas quem esteve mais perto da rede foi o Corinthians. A equipe alvinegra não aproveitou os contra-ataques, mas não teve a vitória ameaçada em nenhuma chance clara dos anfitriões.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 13 de novembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Willian (Coritiba) e Alexandre Pato (Corinthians)
Gol: Guilherme, aos 19 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Uelliton (Lincoln), Emerson Santos (Keirrison) e Alex; Deivid (Diogo Goiano) e Julio César - Técnico: Péricles Chamusca
CORINTHIANS: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho (Rodriguinho), Douglas e Emerson (Ibson); Alexandre Pato (Diego Macedo) - Técnico: Tite