O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do deputado estadual Orlando Morando e do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, vistoriaram na quarta-feira (30/10), o primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, que está no Pátio Oratório, na Vila Prudente e, que é igual ao modelo a ser utilizado na futura Linha 18 – Bronze. O edital dessa linha que atenderá a região do Grande ABC está previsto para ser publicado no próximo dia 7.
"Esse é o primeiro monotrilho brasileiro, o primeiro fabricado no Brasil e o maior monotrilho do mundo", disse Alckmin, durante a vistoria ao trem. O monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos.
"Ele tem capacidade para mil passageiros e equivale a 15 ônibus, ou seja, vamos tirar 15 ônibus das ruas", detalhou o governador. Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem.
Os trens contam com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros, operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, duas em cada lateral.
Alckmin e Morando saíram satisfeitos com a vistoria, especialmente pela qualidade do trem. “O espaço interno é maior do que o do metrô convencional. O equipamento é moderno, de qualidade, de alta capacidade, de alta tecnologia, segurança, rapidez e acredito que atenderá muito bem a população do Grande ABC”, disse o deputado estadual Orlando Morando, que é membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp e foi o relator do projeto de financiamento que autorizou a execução das obras do metrô ABC.