Santos e Grêmio empatam na Arena

 

Esporte - 18/09/2013 - 09:03:44

 

Santos e Grêmio empatam na Arena

 

Da Redação com agências

Foto(s): Lucas Uebel/Grêmio / Divulgação

 

Com de Willian José, renegado no Grêmio, o Santos arrancou empate por 1 a 1 jogando na Arena, em Porto Alegre

Com de Willian José, renegado no Grêmio, o Santos arrancou empate por 1 a 1 jogando na Arena, em Porto Alegre

Dois atletas renegados brilharam contra seus ex-clubes na noite desta quarta-feira. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o time gaúcho abriu o placar com gol do ex-santista Elano, mas viu a vitória escapar: o ex-gremista Willian José empatou aos 40min do segundo tempo, garantindo o 1 a 1, em confronto válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O resultado é ruim para ambos os times. Impede o Grêmio de se aproximar do segundo colocado Botafogo, que perdeu por 3 a 0 para o líder Cruzeiro. O time gaúcho soma 38 pontos, ainda na terceira posição. Já o Santos não consegue almejar uma vaga no G-4, área de classificação à próxima Copa Libertadores da América. A equipe tem 29 pontos.

O Grêmio volta a campo no sábado, quando enfrenta o Vitória às 21h (de Brasília). O confronto está marcado para o Estádio do Barradão, em Salvador. No dia seguinte, é a vez do Santos. O time paulista enfrenta o Criciúma às 18h30, na Vila Belmiro, em Santos.

Grêmio e Santos fizeram partida com limitada movimentação ofensiva, mas que não caiu no marasmo na Arena em Porto Alegre. Foram poucas oportunidades criadas no primeiro tempo. Aos 29min, o anfitrião chegou em jogada de Pará, que cruzou na área para o desvio de Kleber. Barcos tentou interferir, mas Gustavo Henrique apareceu para fazer o corte na defesa santista.

Aos 42min, um grande susto para o Grêmio: Alison recebeu no campo de ataque, passou por Rhodolfo e bateu com força; a bola acertou a trave direita de Dida. No segundo tempo, o time gaúcho voltou melhor e tentou pressionar. Primeiro aos 9min: Barcos fez jogada de linha de fundo e cruzou na área, mas a bola passou sem ninguém aproveitar. Depois aos 10min, quando Zé Roberto pegou sobra na intermediária e bateu por cima do gol.

A resposta do Santos veio aos 11min: Cícero fez boa jogada individual pela direita e bateu com força, mas Dida mandou a bola pela linha de fundo, espalmando. Com o tempo passando, os treinadores mexeram nas equipes, mas foi Renato Gaúcho que levou a melhor. Aos 28min, dois reservas brilharam. Vargas arrancou no ataque, escapou de dois rivais e passou de lado para Elano bater, vencendo Aranha.

O gol animou os anfitriões, que quase marcaram novamente no minuto seguinte, em contra-ataque que teve cruzamento de Elano e cabeçada de Kleber rente à trave. No entanto, uma jogada isolada complicou as pretensões gremistas. Aos 40min, Willian José recebeu passe de Thiago Ribeiro e arriscou rasteiro: surpreendeu Dida e mandou a bola no canto esquerdo, empatando o confronto.

Nos minutos finais, a emoção ainda bateu forte na Arena do Grêmio. Primeiro porque o Santos teve um gol anulado aos 43min: Bruno Peres cruzou, Cícero desviou de cabeça e Thiago Ribeiro, de cara para o gol, empurrou para dentro. O árbitro anotou falta de Cícero. Depois, aos 45min, Thiago Ribeiro recebeu cruzamento e acertou o travessão, antes de ver Dida evitar o gol da virada.

O jogo

O Grêmio teve a primeira finalização logo aos dois minutos, com Alex Telles, mas foi o Santos que tomou a iniciativa nos minutos iniciais: aos sete minutos, Thiago Ribeiro trouxe para dentro e chutou de fora da área, raspando o travessão. Aos nove, Gabriel recebeu passe após boa jogada de Galhardo, mas chutou sobre a zaga gremista.

A primeira boa chegada do Grêmio foi de bola parada. Aos 13, Pará levantou falta na cabeça de Rhodolfo, que tocou por cima com perigo. A partir daí, o time gaúcho ensaiou uma pressão, marcando a saída de bola santista, mas criava e finalizava pouco, como num cruzamento de Pará para Barcos, aos 27, no qual o argentino furou na pequena área e viu a zaga cortar.

A pressão gremista diminui no fim da etapa inicial, e o Santos cresceu: aos 41, Alison driblou Rhodolfo e soltou uma bomba na trave de Dida. Foi a última chegada perigosa de algum dos dois times no primeiro tempo, que terminou sob vaias dos torcedores na Arena do Grêmio.

Com marcação adiantada, o Grêmio tentou ir para cima no segundo tempo, mas ao mesmo tempo passou a ceder espaços para o Santos. Aos 8min, Barcos fez boa jogada pela esquerda e cruzou, mas ninguém aproveitou. Na sequência, Pará cruzou, a zaga cortou mal e Zé Roberto chutou alto demais. Os visitantes responderam num bom chute de fora da área de Cícero, defendido por Dida com dificuldade.

Ainda com problemas criativos, Renato mexeu no Grêmio aos 16min, tirando Bressan e colocando Elano, que voltou ao time após 38 dias. Com isso, o time tricolor passou do 3-5-2 para o 4-4-2. No entanto, a alteração não trouxe mudança significativa na articulação gremista. Aos 26, Vargas entrou para dar velocidade e agressividade ao time no lugar de Zé Roberto.

Logo em sua primeira chegada, o chileno abriu a defesa, driblou três marcadores e serviu o outro reserva que havia entrado, Elano, que fuzilou Aranha: 1 a 0. Devido à sua história no Santos, Elano não comemorou, mas seguiu criando problemas para seu ex-clube: aos 28, ele cruzou na cabeça de Kleber, que entrou sozinho e cabeceou raspando a trave. Aos 32, o camisa 7 chutou da intermediária e quase surpreendeu Aranha.

O Santos saiu de trás para tentar o empate e passou a abrir espaços para o contragolpe. Num deles, aos 38, Vargas deu a Elano, que cruzou para Barcos, mas a zaga chegou na hora que o argentino iria concluir e impediu o gol.

Na jogada seguinte, o empate: Willian José recebeu na entrada da área, girou e chutou no cantinho de Dida, empatando o jogo. No fim, Thiago Ribeiro perdeu a chance da virada, acertando a trave.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 1 SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 

Data: 18 de setembro de 2013, quarta-feira

Horário: 19h30 (horário de Brasília) 

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ) 

Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR) 

Público: 13.641 (12.447 pagantes) 

Renda: R$ 341.829,00

Cartões amarelos: Cícero e Alison (Santos)

Gols

GRÊMIO: Elano, aos 27 minutos do segundo tempo

SANTOS: Willian José, aos 39 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan (Elano); Pará, Souza, Riveros, Zé Roberto (Vargas) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute) 
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Pedro Castro), Arouca, Cícero e Montillo (Willian José); Gabriel e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

Ex-Santos, Elano marcou contra a ex-equipe e abriu o placar para o Grêmio

Ex-Santos, Elano marcou contra a ex-equipe e abriu o placar para o Grêmio

Observado por Montillo, Riveros prepara jogada para o Grêmio

Observado por Montillo, Riveros prepara jogada para o Grêmio

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/x14w2uh_santos-e-gremio-empatam-na-arena_sport" allowfullscreen>