Daniel Alves lamenta após fazer gol contra que decretou a derrota do Brasil para a Suíça em amistoso
Especial Copa 2014
A primeira apresentação da Seleção após o título da Copa das Confederações não foi aquilo que a torcida brasileira esperava. Nesta quarta-feira, na Basileia, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari foi derrotada pela Suíça por 1 a 0, sendo que o time da casa contou com gol contra esdrúxulo de Daniel Alves para obter o resultado.
A Seleção criou pouco e teve algumas de suas estrelas apagadas, casos de Neymar e Fred. A defesa cometeu seguidos erros e só não viu os suíços construírem um placar mais dilatado por falta de pontaria.
Jogadores da Suíça festejam gol que garantiu a vitória sobre o BrasilFoto: EFE
Felipão escalou a base que venceu a Copa das Confederações com seis vitórias, mas com duas alterações: com dores no joelho, David Luiz deu lugar a Dante, e Jefferson assumiu a titularidade que era de Júlio César uma vez que o arqueiro não vem atuando com o Queens Park Rangers.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Suíça lidera o Grupo E com 14 pontos obtidos por meio de quatro vitorias e dois empates. Invicta, a equipe helvética sofreu apenas um gol nessas seis partidas. Para o amistoso contra o Brasil, o time do técnico Ottmar Hitzfeld mostrou que sua defesa segue apurada e deixou poucos espaços para a Seleção trabalhar.
Se na Copa das Confederações a equipe de Scolari se acostumou a fazer gols logo nos primeiros minutos, contra os suíços a situação foi diferente. A Seleção conseguiu criar oportunidades por entre a marcação europeia, como em chute de Hulk aos 16min que foi defendido por Benaglio, mas não conseguiu alterar o placar antes do intervalo. A melhor chance foi cabeçada de Paulinho no travessão.
A Suíça conseguia ameaçar nos contra-ataques e chegava bem. Aos 30min, Dzemaili arriscou chute da entrada da área que parou em Thiago Silva. Neymar buscava bastante o jogo e se enroscava com os adversários. O astro sofreu falta dura de Senderos e descontou as pancadas em Lichtsteiner por meio de um pontapé.
Luiz Felipe Scolari observa partida durante o primeiro tempo de Brasil x SuíçaFoto: AP
Depois do intervalo, o Brasil voltou cometendo erros que resultaram na alteração do placar. Logo aos 2min, Seferovic cruzou bola na área da Seleção e Daniel Alves cabeceou torto para tentar afastar. O resultado foi um bizarro gol contra que o lateral ficou a lamentar. Quatro minutos depois, Dante recuou perigosamente para Jefferson, que furou a bola e por pouco não permitiu que Seferovic ampliasse para os suíços.
Para mudar a situação da partida, Scolari fez três mudanças de uma só vez: Maxwell, Fernando e Jô entraram em campo para substituir Marcelo, Luiz Gustavo e Fred, respectivamente. A seguir, Oscar e Hulk deram lugar a Hernanes e Lucas. As alterações deixaram o Brasil menos displicente, mas ainda sem criar boas oportunidades ofensivas.
Bem marcado, Neymar não conseguia produzir e ainda ouvia vaias da torcida suíça no St. Jakob Park. O restante do segundo tempo deu lugar a um jogo monótono com poucas finalizações e emoções. A última oportunidade ocorreu em chute de Hernanes nos acréscimos, mas a bola passou à direita do gol suíço.
Ao fim da partida, torcedor invade o gramado para abraçar NeymarFoto: Bruno Domingos/Mowa Press / Divulgação
Ficha técnica
SUÍÇA 1 x 0 BRASIL
Gols
SUÍÇA:
Daniel Alves (contra), aos 2min do 2º tempo
SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner (Lang), Klose, Senderos (Schar) e Rodríguez; Behrami, Dzemali (Schwegler), Stocker (Barnetta), Xhaka e Shaqiri (Mehmedi); Seferovic (Gavranovic)
Treinador: Ottmar Hitzfeld
BRASIL: Jefferson; Daniel Alves (Jean), Thiago Silva, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo (Fernando), Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Lucas), Fred (Jô) e Neymar
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Cartões amarelos
SUÍÇA: Senderos e Schwengler BRASIL: Fernando e Neymar
Árbitro
Deniz Aytekin (Alemanha)
Local
St. Jakob Park Stadium, na Basileia (Suíça)
Clima fecha entre brasileiros e suíços após entrada de Neymar em Lichtsteiner
Neymar chega duro em Lichtsteiner, o que irritou os jogadores da Suíça