A abertura dos trabalhos para a formatação dos projetos para as construções de novas unidades de saúde em Praia Grande foi o tema central da reunião entre representantes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e o Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura nesta quinta-feira (25), na sede da Sesap. Durante o encontro foram apresentadas as primeiras informações relacionadas aos projetos do Centro Especializado em Reabilitação (CER), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do novo Centro de Especialidades Médicas e Ambulatorial e Social (Cemas).
Novos encontros já estão agendados para o prosseguimento das atividades. A construção das unidades voltadas às especialidades médicas faz parte do cronograma de serviços voltados a área da saúde, definido como uma das prioridades da Administração Municipal.
O projeto praia-grandense promete ser inovador e moderno, levando em conta questões relacionadas à acessibilidade, o que possibilitará desta forma maior conforto para os pacientes e profissionais.
Inicialmente, existe a ideia de criar um complexo com prédios interligados internamente, que abrigarão as unidades. Novos detalhes serão discutidos nos próximos encontros.
Na sequência das etapas de criação dos projetos, profissionais das especialidades médicas também serão consultados. Com isso ocorrerá a transmissão de informações com referências técnicas para o oferecimento de mecanismos específicos para cada área. Ao final, o Ministério da Saúde receberá todo material para análise e possível aprovação para liberação dos recursos e o início das obras.
Usafas - Praia Grande ganhará seis novas Unidades de Saúde da Família (Usafas). A região conhecida como Maracanã, que atualmente é atendida pela Usafa Caiçara, terá uma unidade própria. Os bairros Esmeralda, Nova Mirim e Vila Sônia passarão a contar com duas Usafas cada. Uma das unidades, a Usafa do Esmeralda, está atualmente em construção. A unidade Nova Mirim II funcionará nas antigas instalações do Núcleo Henry, ao lado da Usafa Nova Mirim.
O Bairro Caiçara também terá uma nova unidade substituindo a atual, mais ampla e adequada à demanda local. O bairro Ocian ganhará uma unidade própria e a Unidade de Saúde Básica (UBS) Ocian, que atualmente atende Mirim e Ocian, se dedicará exclusivamente ao atendimento dos moradores do Mirim.
As Usafas Melvi, Quietude, Anhanguera, São Jorge e Tude Bastos serão ampliadas, oferecendo mais consultórios e espaços reformulados, aumentando a capacidade de atendimento de cada unidade. As demais unidades serão reformadas, visando maior conforto de profissionais e pacientes. As áreas atendidas por cada unidade também serão reorganizadas.
|