A Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Fati) de São Bernardo, que realizará inscrições até 31 de julho, para o início de nova turma, com 1200 vagas, atenderá aos interessados em novo local: no Centro do Voluntariado, na Rua Imperatriz, 22, Bairro Nova Petrópolis, das 9 às 17h.
Só podem se matricular pessoas acima de 45 anos de idade e não se requer formação acadêmica. Para se inscrever é necessário apresentar a Carteira de Identidade e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 50. A mensalidade é R$ 70 e o curso tem quatro semestres.
O curso é realizado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, na Rua Java, 425, Jardim do Mar. Na condição de parceira do projeto, a faculdade cede as salas de aula que não são usadas pelos seus alunos durante à tarde. As matérias ministradas são as seguintes: psicologia, sociologia, teatro, direito, filosofia, gastronomia, história, informática, ginástica, terapêutica, biodança, medicina, música, inglês, espanhol e literatura. As aulas são ministradas segundas, terças e quinta-feiras, das 13h30 às 17h30. Os alunos participam de excursões, palestras, festas em datas comemorativas e encerramento de cada semestre com baile de formatura.
Criada em 1998, pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura, Laerte Soares, a Fati é mais um instrumento de cidadania que a administração municipal proporciona à comunidade. A Fati não tem objetivo de formação em nível superior. Sua finalidade é possibilitar uma séria reflexão sobre a questão da terceira idade e do aspecto do envelhecimento. “Uma das metas que se busca conseguir é evitar que as pessoas desenvolvam processo depressivos, com certeza, o grande flagelo que acompanha o envelhecer”, disse a secretária.
|