Crianças extrovertidas, confiantes e talentosas. Assim é a turminha de alunos do curso de teatro da escola municipal Porto das Artes que leva, ao longo do ano, um pouco das artes cênicas para as escolas de complementação educacional da Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa, denominada Teatro Itinerante, acontece nesta terça (28), na escola Dorivaldo Francisco Loria, às 9 horas e às 14h30.
De acordo com a diretora do Porto das Artes, Luciana Rocha, as apresentações visam dar aos alunos de complementação a oportunidade de apreciar a arte teatral, contribuindo com a formação cultural, além de estimular as crianças a interagir em ambientes diferenciados. “Essa ação é importante tanto para quem assiste quanto para quem se apresenta, pois gera um intercâmbio cultural entre as escolas. Além disso, auxilia os alunos a desenvolverem autoconfiança, superando o medo e a timidez na relação com a plateia”, ressalta.
Os alunos apresentarão duas peças que serão encenadas uma em cada período do dia. Pela manhã será a peça ‘Evolução’, com texto e direção do professor Nei Boito, que revelará para o público, de forma divertida, uma nova teoria sobre a evolução da humanidade. Já no período da tarde será a vez de ‘O Menino que Virou História’, baseada no texto da escritora Nanna de Castro, com adaptação e direção da professora Célia Menezes. A peça mostrará a história do encontro entre o menino Rafael, que não gostava de ler, e a traça Zig, dentro da biblioteca da escola.
Porto das Artes – Localizada no segundo piso do complexo cultural Porto do Saber, a Escola Municipal Porto das Artes oferece aulas de musicalização, dança, teatro e violão para estudantes do Ensino Fundamental das redes pública ou privada. As aulas ocorrem no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, e fazem parte do programa SuperEscola.
O endereço é Avenida São Paulo, 900, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações pelo telefone 3591-7845.
Confira o cronograma das próximas apresentações nos períodos manhã, das 9 às 11 horas, e tarde, das 14h30 às 16h30.
• 18 de junho - EM Educacional Eduardo Gonsalves do Barreiro
• 27 de agosto - EM Natale de Lucca
• 24 de setembro - EM Sônia Marise Domingues
• 22 de outubro - EM Antonio Peres Ferreira
• 29 de outubro – EM Carlos Eduardo Conte de Castro
• 19 de novembro – EM 19 de Janeiro
• 26 de novembro – EM Hilda de Carvalho Guedes