Peugeot Citroën comunica recall de veículos por problema no tubo de vácuo do sistema de freio

 

Autos - 20/05/2013 - 18:29:28

 

Peugeot Citroën comunica recall de veículos por problema no tubo de vácuo do sistema de freio

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Peugeot 308 THP

Peugeot 308 THP

A Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda. convocou, nesta segunda-feira (20/5), os proprietários dos veículos modelos Peugeot 308 e 408, abaixo identificados, a comparecerem a uma concessionária da marca para verificar a conformidade da montagem do tubo de vácuo do sistema de freio e, se necessário, reposicioná-lo ou substituí-lo.

Identificação dos veículos envolvidos:


Peugeot 308 versão motor THP

Fabricação: 3/7/12 até 11/7/12

Chassis (não sequenciais) de DG018232 até DG018529


Peugeot 408 versão THP

Fabricação: 16/3/11 até 9/8/12

Chassis (não sequenciais) de CG001821 até DG034635


No comunicado a empresa informa ter constatado que uma possível montagem incorreta do tubo de vácuo do sistema de freio pode provocar, em casos raros, o seu desgaste pelo contato com peças do entorno. O desgaste desta peça pode provocar a redução de frenagem, acompanhada de endurecimento do pedal e, consequentemente, risco de acidente.

A empresas disponibiliza o telefone 0800 703 24 24 e o site www.peugeot.com.br para mais informações.

Atenção! O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário,reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.)poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Orientações - 151 (Só para a capital)

Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.

Telefone 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.

Fax - (11) 3824-0717.

Cartas- Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço: www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Peugeot 408

Peugeot 408

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