O Santos venceu, mas quem fez a festa neste domingo na Vila Belmiro foi o Penapolense. Em jogo pela 19ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o time de Muricy Ramalho venceu o rival de Penápolis por 2 a 1 e se garantiu no terceiro lugar. Porém, mesmo com a derrota, o adversário tricolor garantiu vaga nas quartas de final, justamente no ano em que disputa a elite do futebol paulista pela primeira vez.
Com o resultado, o Santos chegou aos 39 pontos, terminando a fase em terceiro, atrás de São Paulo e Mogi Mirim. O Penapolense, por sua vez, assegurou a oitava colocação com 28 pontos, beneficiado pela derrota do Linense (27) para o Mirassol por 3 a 0. Assim, ambos avançaram para a próxima fase da competição - pior para o Mirassol, rebaixado.
Diante de sua torcida, o Santos abriu o placar aos 24min do primeiro tempo, após troca de bola na qual Neymar acionou André dentro da área – o atacante, livre, chutou desequilibrado e marcou. Quatro minutos depois, após cruzamento de Neymar pela esquerda, o goleiro Marcelo não conseguiu afastar e a bola sobrou para Cícero mandar para as redes.
No segundo tempo, porém, o Penapolense diminuiu aos 8min, em chute cruzado de Guaru que desviou em Galhardo. Mas mesmo precisando do resultado, o time de Penápolis pouco criou e deixou escapar a chance de pontuar.
Os dois times agora voltam a campo no fim de semana para a disputa de vagas nas semifinais. Enquanto o Santos mede forças em casa com o Palmeiras, o Penapolenses vai ao Estádio do Morumbi para enfrentar o São Paulo.
Ficha técnica
SANTOS 2 X 1 PENAPOLENSE
Gols
SANTOS: André, aos 24min do primeiro tempo; Cícero, aos 28min do primeiro tempo
PENAPOLENSE: Guaru, aos 8min do segundo tempo
SANTOS: Rafael; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Arouca, Cícero e Montillo; André e Neymar
Treinador: Muricy Ramalho
PENAPOLENSE: Marcelo; Luis Felipe, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Heleno, Fernando (Eric), Liel e Guaru (Sérgio Mota); Silvinho e Magrão (Fio)
Treinador: Pintado
Cartões amarelos
SANTOS: André, Rafael Galhardo e Edu Dracena
PENAPOLENSE: Luis Felipe
Árbitro
Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local
Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)