Paraguai escolhe novo presidente neste domingo

 

Internacional - 21/04/2013 - 11:34:42

 

Paraguai escolhe novo presidente neste domingo

 

Da Redação com AFP

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Os candidatos Horacio Cartes, do Partido Colorado, e Efrain Alegre, do Partido Liberal, votando neste domingo no Paraguai

Os candidatos Horacio Cartes, do Partido Colorado, e Efrain Alegre, do Partido Liberal, votando neste domingo no Paraguai

Neste domingo o Paraguai realiza sua primeira eleição depois do impeachment sofrido no dia 22 de junho de 2012 pelo então presidente Fernando Lugo, que colocou no poder Federico Franco. Desde então, o país, que possui atualmente cerca de 7 milhões de habitantes, foi excluído dos blocos formados por países sul-americanos como a Unasul e o Mercosul.

Apesar de toda a preocupação, o processo de votação está bastante tranquilo até o momento. Os paraguaios saem cedo de casa para depositar seu voto - as urnas abriram às 7h e encerram às 16h – e, logo no início da manhã, havia filas nas principais mesas de votação. Um total de 3.516.273 eleitores está habilitado a comparecer às urnas de votação neste domingo para escolher seu novo presidente e vice-presidente, senadores, deputados, membros do Parlasul, a assembleia do Mercosul) e governadores de suas 17 províncias.

No colégio eleitoral Salesiano Monseñor Lasagna, localizado na região central de Assunção, por exemplo, os primeiros eleitores chegaram cedo e formavam pequenas filas para registrar seu voto. Oscar Pereira, um dos fiscais do Partido Liberal presentes no local afirma que mesmo com tal contingente o número de eleitores que compareceram às urnas diminui desde as eleições de 2008. “Pela movimentação registrada até o momento, acredito que teremos menos eleitores comparecendo às urnas em um comparativo com as ultimas eleições”, afirma.

Entre esses eleitores, está a jovem Andrea Gimenez, que debuta em suas primeiras eleições. Indiferente com relação às preocupações políticas de retorno ou não aos blocos internacionais, ou a reestruturação democrática do país, a jovem está mais preocupada com as reformas sociais. “Eu vou direcionar meu voto àquele candidato que acredito que vai poder diminui o número de analfabetos do Paraguai, investindo em educação, e que faça as melhorias necessárias no sistema de saúde pública do país”, declara.

Demostrando um pouco mais de preocupação com a imagem internacional de seu país, o eleitor Carlos Gonzalez, 85 anos, contou que essa foi sua principal motivação para sair cedo da cama e comparecer aos local de votação. “Hoje, independente de quem ganhe, quero que ganhe o Paraguai. Qualquer um dos candidatos que assuma tem a obrigação de reestruturar a imagem do país frente ao contexto internacional. Eu não voto em um candidato, eu voto no Paraguai”, enfatizou o aposentado. 

Candidatos votam

Os dois principais candidatos votaram cedo, logo após o tradicional café com a imprensa realizado no Hotel Guarani. O candidato governista do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Efrain Alegre, depositou seu voto às 7h, enquanto seu opositor do Partido Colorado, Horácio Cartes compareceu às urnas por volta das 7h30min. Alegre formou fila com os cidadãos para esperar seu momento de votar, enquanto o candidato colorado, mais apressado, passou à frente de seus compatriotas para cumprir seu dever cívico.

Incidentes

A preocupação com relação a possíveis incidentes, ou flagrantes de compra de votos, está no ar desde que o processo eleitoral teve inicio. A Unasul instalou no país uma comissão para acompanhar e garantir que o processo se dará de forma transparente.

Alguns pequenos incidentes foram registrados nesta manhã, como o ocorrido na escola Carlos Antonio López de Ñemby, no qual, apenas 31 mesas, de um total de 52, foram habilitadas em função da falta de fiscais do Partido Unace. O incidente gerou um clima tenso, com discussão, empurra-empurra e a tentativa por parte dos membros do Partido Colorado de ocupar o lugar. O Partido Liberal já adiantou que pedirá a anulação de uma das mesas de votação do local.

Processo eleitoral

Carlos María Ljubetic, coordenador geral das eleições e membro do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral Paraguaio, explicou como será a contagem dos votos das eleições desse domingo. “Nós vamos digitalizar as atas eleitorais, de forma que seja possível obter uma transmissão digital dos resultados”, disse.

Segundo Ljubetic, este é um sistema vanguardista na América Latina, que chamou a atenção dos observadores internacionais. “Este é um sistema quase perfeito, pois possibilita a votação em papel e, ao mesmo, tempo habilita a sua transmição digital”, declarou a autoridade ao Canal 100.

A contagem dos votos se dará em tempo real através do site do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Já às 17h, uma hora depois do encerramento das mesas de votação, estará disponível a computação de cerca de 25% dos votos e às 19h30, já estarão disponíveis 92% dos votos.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/xz5ry9_campanha-eleitoral-chega-ao-fim-no-paraguai_news" allowfullscreen>