Palmeiras perde do Sporting Cristal, mas se classifica em 1º na chave
Da Redação com agências
Foto(s): AFP / Reuters
O Palmeiras jogou mal, perdeu para o Sporting Cristal por 1 a 0 e por pouco não caiu para o segundo lugar do Grupo 2 da Copa Libertadores
Ao contrário de tudo que fez nos cinco jogos que venceu recentemente, o Palmeiras jogou de forma apática nesta quinta-feira, pela Copa Libertadores, e por isso perdeu para o Sporting Cristal por 1 a 0, no Peru. O resultado acaba com a ótima fase palmeirense e por pouco não tirou o time do primeiro lugar do Grupo 2. Um gol do Libertad-PAR, marcado no último lance do jogo contra o Tigre-ARG, manteve os brasileiros na ponta. O resultado em Assunção foi surpreendente: o clube argentino venceu por 5 a 3 e avançou para as oitavas de final.
Avila Acero festeja único gol do jogoFoto: EFE
Palmeiras e Tigre terminaram empatados com 9 pontos no Grupo 2, mas a diferença ficou no saldo de gols. Enquanto o time paulista tem 0, o clube peruano ficou com -1. Em uma chave equilibrada, Libertad e Sporting foram eliminados com 8 pontos. Agora Palmeiras e Tigre precisam esperar a definição dos classificados do Grupo 8 para saber quais serão seus adversários.
O Palmeiras foi cauteloso demais para o jogo, recuou no começo e acabou sofrendo pressão. Primeiro o Sporting Cristal chegou bem nas bolas paradas e ainda perdeu uma grande oportunidade: aos 11min, após falha alviverde, Avila ficou de frente para o gol, livre de marcação, mas Fernando Prass defendeu com o pé.
Já o Palmeiras só foi finalizar para o gol aos 23min, em chute errado de Ayrton. Mas aos poucos o time paulista começou a ter mais presença no ataque e até criou uma chance melhor: aos 27min, o jovem Emerson, que foi escalado no lugar de Ronny em cima da hora, recebeu bom passe de Charles em contra-ataque, mas demorou para finalizar e foi travado.
LIBERTAD-PAR 3 X 5 TIGRE-ARG
Com as duas equipes com chance de classificação, o jogo já começou agitado no Paraguai. Botta abriu o placar com um golaço para o Tigre, Samudio deixou tudo igual, mas Perez colocou o time argentino na frente de novo. Um pênalti gerou o terceiro gol do Tigre, convertido por Diaz, e ainda deixou o Libertad com um jogador a menos. Mesmo assim Nunez marcou e deixou o 3 a 2 no placar.
Porém, a superação do Libertad acabou aos 2min do segundo tempo, quando Garcia marcou o quarto do Tigre. O time paraguaio ainda mostrou raça para aguentar a pressão e chegar perto do terceiro gol, mas os visitantes mostraram qualidade para fazer outro golaço, mais uma vez marcado por Botta. No último lance, após cobrança de falta pela direita, o Libertad ainda marcou de cabeça com Velázquez, mas o gol só serviu para mudar o líder da chave.
Foto: EFE
Mas a melhor chance do jogo no primeiro tempo ainda estava por vir e foi criada pelo Sporting Cristal: aos 42min, após chute errado, a bola sobrou para Rengifo, que estava sozinho na área, virou de frente para o gol e chutou forte. Mas foi tão forte que a bola subiu demais e foi muito longe do travessão.
Os times foram com o placar de 0 a 0 para o intervalo, mas logo que começou a etapa final, saiu o gol do Sporting: Avila Acero recebeu a bola na direita, avançou sem marcação e chutou forte de perna esquerda, sem dar chances para para Prass.
O gol mudou a postura do Palmeiras, que passou a arriscar mais chutes de longe e cruzamentos. Isso gerou alguns sustos para o goleiro Penny, mas sem eficiência. Gilson Kleina apostou nas entradas de Tiago Real e Maikon Leite para dar mais velocidade ao ataque e conseguiu algum resultado. Aos 33min, foi exatamente o meia que fez boa jogada pela esquerda e tocou para o atacante, mas ele finalizou por cima.
Aos 39min, Ayrton fez um belo passe de calcanhar na área, mas outra vez Maikon Leite chutou mal, para fora. Nos últimos segundos as tentativas vieram com cruzamentos na área e, apesar da pressão, nada foi alterado. O Palmeiras começou a sair de campo triste por ter perdido a liderança, mas foi avisado do gol marcado pelo Libertad e pelo menos comemorou a liderança na chave.
Ficha técnica
SPORTING CRISTAL-PER 1 x 0 PALMEIRAS
Gol
SPORTING CRISTAL: Avila Acero, aos 2min do 2º tempo
SPORTING CRISTAL: Penny; Uribe, Revoredo, Ayr e Valverde; Cazulo, Lobatón (Sheput), Ross (Chiroque), Calcaterra, Ávila e Rengifo
Treinador: Roberto Mosquero
PALMEIRA: Fernando Prass; Ayrton, Vilson, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira (Tiago Real); Márcio Araújo, Charles (Maikon Leite), Souza e Juninho; Emerson (Wendel)
Treinador: Gilson Kleina
Cartões amarelos
SPORTING CRISTAL: Cazulo e Valverde PALMEIRAS: Charles, Emerson e Maikon Leite
Árbitro
Henrique Osses (CHI)
Local
Estádio Miguel Grau (PER)
Sporting Cristal foi para o jogo já eliminado, mas entrou com o time titular e deu trabalho para o Palmeiras
Em Assunção, o Tigre-ARG surpreendeu e venceu o Libertad-PAR por 5 a 3. Porém, um gol sofrido no final tirou os argentinos da liderança do Grupo 2