O prefeito de Praia Grande Alberto Mourão participou, na manhã de sexta-feira (12), de uma reunião com o secretário de Saúde Pública (Sesap), Francisco Jaimez Galgo e com o corpo técnico da pasta. Além de observar a necessidade de reduzir imediata do tempo de espera por exames e ofertar mais consultas, foram abordadas propostas para implantação de serviços especializados para atendimento de pessoas com deficiência física e mental, além de odontológica.
Durante o encontro, os técnicos da Sesap apresentaram um estudo sobre o modelo assistencial da atenção básica e secundária do Município. Também foram definidas propostas de mudança sobre o modelo de assistência prestado nas unidades de Saúde da Família (Usafas) Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatorial (Cemas).
Mourão destacou que algumas das soluções propostas devem ter implantação em curtíssimo prazo. “Nosso objetivo é ofertar mais consultas e exames, diminuindo o tempo de espera. Identificamos algumas ações que podem ser colocadas em prática ainda neste mês, aumentando significativamente o número de consultas, tanto na atenção básica quanto em especialidades”.
Durante a reunião, foram avaliadas propostas para a criação de serviços especializados na área de reabilitação e odontologia. O Centro de Reabilitação (CER), serviço especializado em reabilitação física e mental, que deve ser construído com participação de recursos do Governo Federal, absorverá a demanda do Núcleo Henry. Também está em discussão a implantação do CEO, que, nos mesmos moldes, deve atender à demanda por tratamento odontológico no Município.
Regulação de Vagas – Também já está em processo avançado de estudo a implantação de um software de gestão de agendamento de consultas no Município. Funcionando nos mesmos moldes do programa que hoje gerencia as vagas nas creches de Praia Grande, o software deve garantir que o atendimento siga a ordem de espera das unidades, garantindo mais transparência e agilidade na marcação de consultas.