Concluída limpeza de praias atingidas por vazamento de óleo

 

Litoral - 08/04/2013 - 19:22:38

 

Concluída limpeza de praias atingidas por vazamento de óleo

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

 

Trabalhos de contenção foram realizados nas praias da região central de São Sebastião no sábado

Trabalhos de contenção foram realizados nas praias da região central de São Sebastião no sábado

A limpeza das três praias de Caraguatatuba atingidas por um vazamento de óleo, após acidente no píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar), já está concluída, informou a Petrobras Transporte (Transpetro), por meio de nota divulgada no começo da tarde desta segunda-feira.

O vazamento, que ocorreu no final da tarde da última sexta-feira no litoral norte de São Paulo atingiu primeiro as praias de São Sebastião. Lá, a limpeza das praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Olaria foi concluída ontem. Já as praias Cigarras e Ponta do Arpoador continuam sendo monitoradas.

Em Caraguatatuba, as três praias atingidas - Capricórnio, Massanguaçu e Cocanha, devem permanecer também sob monitoramento para que sejam dispersados eventuais resíduos trazidos pela maré.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o vazamento ocorreu em uma linha do Tebar, em São Sebastião, durante operação de abastecimento de um navio no píer. 'O problema ocorreu numa válvula em uma tubulação, que apresentou defeito. O óleo vazado, de consistência densa, em volume ainda não estimado, é conhecido como marine fuel 380, utilizado como combustível em navios', diz a nota da companhia.

Cetesb multa Petrobras em R$10 milhões por vazamento de óleo em SP

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou nesta segunda-feira a Petrobras em 10 milhões de reais, por causa do vazamento de óleo no terminal marítimo da empresa em São Sebastião, na última sexta-feira. Segundo a Cetesb, o óleo denso, utilizado como combustível em navios, atingiu 11 praias dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte paulista.

O acidente aconteceu por volta das 17h30 da sexta-feira, por falha operacional, durante o abastecimento de um navio no píer, junto ao terminal da Transpetro, subsidiária da Petrobras, disse a nota da Cetesb. O total de óleo vazado não foi informado pela Transpetro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, por meio da assessoria de impresa, que a Petrobras tem até esta segunda-feira para apresentar um relatório sobre o vazamento e que uma eventual punição será decidida apenas após a análise do documento.

A Cetesb disse ainda que está oficializando a denúncia do crime ambiental ao Ministério Público Estadual, para subsidiar eventuais ações de competência daquela instituição. Procurada, a Transpetro disse que iria se manifestar mais tarde sobre a multa.

Em decorrência do vazamento, a Cetesb alterou a classificação de balneabilidade das praias atingidas, registrando-as como "impróprias" para o banho de mar. As praias atingidas são Pontal da Cruz, Deserta, Cigarras, Arrastão, Ponta do Arpoador, Porto Grande e Prainha, no município de São Sebastião. Também chegou até as praias de Massaguaçu, Cocanha, Capricórnio e Mococa, no município de Caraguatatuba.

Mais cedo, em nota, a subsidiária da Petrobras afirmou que concluiu, durante a madrugada, a limpeza das três praias de Caraguatatuba que foram atingidas por pelotas de óleo no fim da tarde de domingo.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo