O Parque Estoril comemorou neste sábado (6), das 9h às 17h, com várias ações, os 88 anos da Represa Billings ocorrido em (27/3) e o Dia Mundial da Água (22/3). Segundo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, PT, estas duas importantes datas são celebradas todos os anos pelo município com o objetivo de chamar a atenção da população para aumentar a conscientização. "Desta maneira destacamos a importância da preservação do meio ambiente, que é essencial para as nossas vidas, além de conserva-lo para as futuras gerações", destaca.
Dentre as atividades destacaram-se Contação de História sobre a água, visita monitorada, oficinas ecológicas, caminhada ambiental, apresentação teatral e observação de aves. O Parque Estoril fica na Rua Portugal, 1100, Bairro Estoril, Riacho Grande.
Para o secretário de Gestão Ambiental mais que um motivo de comemoração, é um momento propício para a reflexão. "Água é um tema vital. A represa Billings abastece a região do Grande ABCD e parte da Zona Sul da Capital, por isso, é fundamental refletirmos sobre o papel de cada um de nós para salvar esse manancial", ressalta Caetano.
Desenvolvimento Sustentável - O município tem importantes motivos para comemorar. Isto porque a Prefeitura já concretizou e vem realizando uma série de ações e projetos que visam o desenvolvimento sustentável do município.
Entre os diversos projetos está a revitalização e reforma da Prainha do Riacho Grande, que tem como objetivo promover o turismo e a requalificação urbana da região, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local.
Outra ação que vale destacar é o projeto de proteção aos mananciais nos bairros limítrofes à represa, como o Programa Mananciais, que visa proteger e manter a qualidade dos recursos hídricos e fontes de água potável da região, com a urbanização de assentamentos, a entrega de aproximadamente 1,2 mil novas unidades habitacionais e a formulação de programas para o uso sustentável da Represa Billings, beneficiando cerca de 200 mil habitantes da região do entorno da represa.
Dentro das ações de preservação e recuperação do meio ambiente está a de recuperação da área do antigo lixão, no Alvarenga. Os planos de trabalho preveem um sistema integrado de limpeza urbana, implantação de programa de coleta seletiva e de gestão de resíduos de construção civil, bem como a implementação e operação do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).
A revitalização do Parque Estoril, localizado no Riacho Grande, é outra importante ação de sustentabilidade ambiental, que visa transformar o local em referência em ecoturismo. O Parque é uma das maiores atrações turísticas da cidade e da região, unindo água, vegetação e atrativos variados, como o zoológico, por exemplo. Recebe em média 5 mil visitantes nos finais de semana de sol, e a expectativa é atrair cerca de 10 mil visitantes após a reforma.
Fiscalização ambiental é reforçada - Para preservar áreas de proteção ambiental, o município intensificou a fiscalização ambiental. Para isso, foram contratados 20 profissionais, entre engenheiros químicos, sanitaristas, arquitetos, advogados, biólogos, geógrafos e técnicos ambientais, por meio de concurso público. Com as contratações, a fiscalização ambiental ficou mais intensificada, passando de dois para dez fiscais. Também houve a aquisição de equipamentos de infraestrutura e a implantação da fiscalização aérea, por meio de helicóptero, para acessar as áreas mais conservadas e protegidas ambientalmente do município e de difícil acesso por terra e para o controle da ocupação e demais ações.
Além disso, o município estabeleceu decreto de fiscalização ambiental. A medida permite maior controle sobre áreas protegidas ambientalmente e conservação dos recursos naturais, contendo a geração e a disposição de fontes de poluição em todo o território.
Vale destacar também que desde 2012 o licenciamento ambiental para atividades de impacto local, que antes era de responsabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), passou a ser de responsabilidade do município. O novo sistema permite que empresas interessadas em se instalar, ampliar e renovar suas atividades na cidade obtenham toda a documentação na própria Prefeitura, facilitando o processo, com redução de análise técnica para emissão de pareceres e licenças.