O prefeito de São Bernardo do Campo e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram na manhã deste sábado (6) da formatura de 240 novos guardas civis municipais. Com os novos integrantes, o município passa a contar com um efetivo de 971 GCMs. Outros candidatos remanescentes do concurso público já foram chamados pela Secretaria de Segurança Urbana para o curso de formação, ultrapassando, assim, a meta de mil guardas no efetivo da GCM do município.
O chefe do Executivo enfatizou o papel da GCM na prestação de um serviço de melhor qualidade para a população. "Esse é um trabalho de grande importância, até porque temos buscado atuar de forma integrada e contribuindo com os demais órgãos de segurança da nossa cidade. Também merece destaque o aumento de mulheres na corporação. Com as novas GCMs, estamos chegando a quase 30% do efetivo feminino estabelecido pelo estatuto, mas esperamos em breve superar esse número", destacou o prefeito.
Para José Eduardo Cardozo, São Bernardo está no caminho certo ao investir na ampliação e reestruturação da Guarda Civil Municipal. "O enfrentamento da violência e a construção de políticas públicas são o grande desafio do nosso País. Entre essas causas estão problemas na estrutura dos órgãos de segurança. Temos de ter políticas de segurança pública que aproximem o cidadão da força policial. Para que possamos enfrentar juntos a questão da criminalidade, precisamos avançar na construção dessas políticas entre a União, Estado e municípios e São Bernardo tem feito isso", apontou o ministro.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, a partir de agora, São Bernardo passa a contar com o maior efetivo do Estado de São Paulo e um dos maiores do País, considerando-se a proporção de habitantes. "Em 2009 tínhamos 530 guardas e hoje saltamos para 1.006, em uma demonstração inequívoca de que a segurança pública no município foi elevada a um patamar de cogestor na prevenção da criminalidade", citou.
Por meio do aumento do efetivo, a Guarda Civil Municipal irá reforçar o policiamento preventivo em diversas regiões da cidade, uma vez que esses guardas serão direcionados para as seis inspetorias regionais da cidade (Centro, Assunção, Rudge Ramos, Riacho Grande, Taboão/Paulicéia e Batistini/Alvarenga).
Também participaram da formatura demais secretários municipais e familiares dos GCMs. A Banda da Guarda Municipal de Guarulhos fez uma apresentação especial para cerca de mil pessoas na Esplanada do Paço Municipal.
Capacitação - Os 240 novos guardas foram selecionados por meio do concurso público realizado em março de 2012. Do total de aprovados, a maioria (125) é mulher, ou seja, 52%. Antes de ir às ruas, os novos integrantes passaram por treinamento de 680 horas, em um período de quatro meses, entre atividades teóricas e práticas. Direitos humanos, cidadania, processo penal, armamento e tiro, defesa pessoal e técnicas operacionais foram alguns dos temas abordados durante o curso. A Prefeitura dará continuidade à formação, incluindo nas oficinas os guardas que forem contratados no futuro.