Corinthians vence o São Paulo com pênalti inexistente

 

Esporte - 31/03/2013 - 19:51:27

 

Corinthians vence o São Paulo com pênalti inexistente

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gazeta Press

 

Pênalti duvidoso marcado de Rogério Ceni em Alexandre Pato decidiu o clássico paulista: Corinthians 2 x 1 São Paulo em pleno Morumbi

Pênalti duvidoso marcado de Rogério Ceni em Alexandre Pato decidiu o clássico paulista: Corinthians 2 x 1 São Paulo em pleno Morumbi

Neste domingo de Páscoa, no Estádio do Morumbi, São Paulo e Corinthians fizeram clássico quente e disputado. Ao fim, a equipe visitante conquistou a vitória de virada por 2 a 1, a partir de gol de Alexandre Pato, que entrou no segundo tempo. O atacante converteu pênalti cometido por Rogério Ceni, que causou muita discussão entre os jogadores. O resultado mantém a equipe tricolor na liderança do Campeonato Paulista, com 35 pontos, enquanto os alvinegros têm 29 na quarta posição.

Jadson inaugurou placar logo aos 5min do primeiro tempo e viu Danilo igualar o marcador pouco antes do intervalo. O gol de Pato saiu aos 38min da etapa complementar. Durante o jogo, a equipe da casa foi superior, mas não soube converter seu volume de jogo em gols.

Danilo comemora belo gol que empatou o clássico com o São Paulo no Morumbi; Corinthians venceu de virada com gol de Alexandre Pato Foto: Alê Cabral / Futura Press
Danilo comemora belo gol que empatou o clássico com o São Paulo no Morumbi; Corinthians venceu de virada com gol de Alexandre Pato
Foto: Alê Cabral / Futura Press

Os rivais voltam a campo nesta semana pela Copa Libertadores, em duelos decisivos para conseguir a classificação na fase de grupos. Pelo Paulista, o São Paulo tem na próxima rodada compromisso com o Botafogo em Ribeirão Preto, partida que ocorre no domingo, às 18h30. No mesmo dia, às 16h, o time alvinegro recebe o São Bernardo no Pacaembu.

Mesmo com partidas importantes pela Libertadores na próxima semana, São Paulo e Corinthians usaram seus melhores jogadores disponíveis, mas definidos por desfalques. Ney Franco não contou com os lesionados Cortez e Rhodolfo, deixando Carleto e Edson Silva no time titular. Já Tite pôde usar Guerrero e optou por deixar no banco Alexandre Pato, que ainda não está em sua capacidade física máxima.

O jogo

A partida começou movimentada e com gol logo aos 5min. Osvaldo dominou a bola pela esquerda, avançou em direção à área e tocou para Jadson, do outro lado. O camisa 10 passou pela marcação e tocou cruzado na saída de Cássio. Os jogadores do Corinthians reclamaram de suposta falta em Alessandro no início da jogada, mas foram ignorados pela arbitragem.

Diferentemente dos últimos clássicos entre grandes no Paulista, o jogo via as equipes despertas e um clima quente. Duas faltas em sequência de Luís Fabiano fizeram com que os atletas adversários insistissem em um cartão amarelo. O Corinthians criou boa oportunidade aos 15min, em cobrança de falta de Paulinho que foi no centro do gol, mas pegou efeito e deu trabalho a Rogério Ceni.

A forte marcação são-paulina dava poucos espaços ao Corinthians, que ficou perto de sofrer o segundo gol. Aos 21min, Jadson deixou Osvaldo livre na área pela esquerda e o atacante optou por chutar de primeira, mandando por cima do travessão. No minuto seguinte, o time alvinegro respondeu em jogada rápida de Guerrero para Romarinho, mas Ceni saiu do gol e tirou com os pés.

Jadson finaliza para abrir o placar do clássico entre São Paulo e Corinthians Foto: Gazeta Press
Jadson finaliza para abrir o placar do clássico entre São Paulo e Corinthians
Foto: Gazeta Press

No restante do primeiro tempo, a tônica seguiu similar. O São Paulo era superior, muito por conta de sua marcação bem feita, mas desperdiçava as chances que criava. A arbitragem deixava o jogo seguir, o que provocou divididas duras e muita reclamação, principalmente do lado do Corinthians. Aos 41min, a equipe alvinegra contou com o brilho individual de Danilo para empatar. O meia dominou bola pela esquerda, ignorou a marcação de Paulo Miranda e acertou belíssimo chute no ângulo esquerdo de Ceni.

Segundo tempo

A partida voltou mais morna do intervalo, com as equipes trocando passes para superar a marcação adversária. Não demorou muito para que Tite optasse por fazer uma alteração e trocou Guerrero por Alexandre Pato. Mesmo assim, o São Paulo era quem tinha mais a posse da bola.

O Corinthians ficou perto da virada aos 18min, quando Rogério Ceni furou chute na pequena área, mas o goleiro se recuperou e fez a defesa. Ganso era um dos destaques do São Paulo, comandando a criação com passes precisos, mas pecando na finalização. Aos 29min, o time tricolor precisou fazer sua primeira substituição, a troca de Denílson por Wellington, por questões físicas.

A partida ganhou polêmica e um gol aos 38min. Tolói recuou bola perigosíssima para Ceni, que precisou sair do gol e dividiu com Pato. A arbitragem viu pênalti do goleiro e, após muita discussão, o próprio camisa 7 pegou a bola e converteu a cobrança.

Ganso ataca árbitro por pênalti: "dá a vitória para eles então"!

Os jogadores do São Paulo deixaram o campo revoltados com a atuação do árbitro Leandro Bizzio Marinho, que assinalou pênalti de Rogério Ceni sobre Alexandre Pato já na parte final do jogo. O próprio atacante do Corinthians bateu e definiu, aos 38min do segundo tempo, a vitória de sua equipe por 2 a 1, no Estádio do Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Paulista.

“Era sola, se não foi sola dá a vitória para eles então, não precisa nem entrar em campo”, esbravejou o meia Paulo Henrique Ganso, em entrevista na saída do gramado. O jogador era um dos mais irritados com a decisão do árbitro, que interpretou como pênalti o choque entre Rogério Ceni e Alexandre Pato.

Os jogadores dividiram a bola após recuo ruim do zagueiro Rafael Tolói, em bola retrasada à meia altura. Mais rápido, o atacante tocou a bola antes do goleiro, mas os atletas do São Paulo alegam que o corintiano entrou no lance com a sola da chuteira levantada.

“Foi solada”, reclamou Rogério, também na saída de campo. Com poucas palavras, ele saiu rapidamente e evitou conceder entrevista, o que também aconteceu com Luís Fabiano. Questionado sobre o lance do pênalti, o atacante apenas riu.

Também comentando a jogada que definiu o clássico, Osvaldo alegou que o árbitro assistente que estava atrás do gol são-paulino, Marcelo Rogério, disse aos atletas que Pato havia dado uma “solada” em Ceni. “O árbitro daqui de fora falou que o Pato solou e disse que ia avisar o árbitro (Leandro Bizzio Marinho). Quando o árbitro (principal) chegou, ele não falou e acabou complicando para a gente”, relatou o atacante.

No lado do Corinthians, Pato se esquivou da polêmica respondendo “pergunta para o árbitro” quando questionado sobre o pênalti. “Mas ele fez a falta, se não tivesse feito eu ia fazer o gol”, emendou o atacante.

Rogério Ceni discute com o árbitro Leandro Bizzio Marinho após pênalti polêmico em Alexandre Pato ser marcado Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press
Rogério Ceni discute com o árbitro Leandro Bizzio Marinho após pênalti polêmico em Alexandre Pato ser marcado
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

“O Pato foi um pouquinho mais rápido, acho que se ele (Rogério Ceni) tivesse chegado antes teria tirado”, analisou o atacante Jorge Henrique. “Sem dúvida pegou, isso é pênalti”, disse, por sua vez, o zagueiro Paulo André.

Apesar da vitória, Paulo André amenizou o impacto positivo que o resultado pode trazer antes da partida contra o Millonarios, em Bogotá, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. “O que vai repercutir é o cansaço de um jogo desgastante e de uma viagem longa. A gente sai feliz, com moral, mas cansado. Tem de recuperar rápido”, disse.

Jogadores do São Paulo cercam o árbitro Leandro Bizzio Marinho após pênalti polêmico em Alexandre Pato ser assinalado Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Jogadores do São Paulo cercam o árbitro Leandro Bizzio Marinho após pênalti polêmico em Alexandre Pato ser assinalado
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Ficha técnica

SÃO PAULO 1 x 2 CORINTHIANS

Gols

SÃO PAULO:
Jadson, aos 5min do 1º tempo
CORINTHIANS:
Danilo, aos 42min do 1º tempo, e Alexandre Pato, aos 28min do 2º tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Douglas), Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson (Wellington) e Maicon (Wallyson); Jadson, Ganso e Osvaldo; Luís Fabiano

Treinador: Ney Franco

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho (Edenílson), Danilo e Emerson (Jorge Henrique); Guerrero (Alexandre Pato)

Treinador: Tite

Cartões amarelos

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Carleto e Ganso
CORINTHIANS: Alessandro, Emerson e Alexandre Pato

Público

20.930 pagantes

Renda

R$ 708.080,00

Árbitro

Leandro Bizzio Marinho (SP)

Local

Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Alexandre Pato pede silêncio à torcida do São Paulo após converter pênalti polêmico

Alexandre Pato pede silêncio à torcida do São Paulo após converter pênalti polêmico

Luís Fabiano corre com a bola enquanto é marcado de perto por Fábio Santos

Luís Fabiano corre com a bola enquanto é marcado de perto por Fábio Santos

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/xymspy_corinthians-vence-o-sao-paulo-com-penalti-inexistente_sport" allowfullscreen>