O Penapolense segue na luta por uma vaga na zona de classificação do Campeonato Paulista. Neste sábado, a equipe derrotou o São Bernardo por 3 a 0 atuando em casa e ficou a um ponto de distância do grupo dos oito primeiros colocados.
Os dois primeiros gols da vitória foram marcados em cobranças de escanteio durante o primeiro tempo. O volante Fernando, aos 14 minutos, e o zagueiro Biro, aos 34, marcaram de cabeça. Já aos 44 da etapa final, o atacante Geuvânio invadiu a área e bateu rasteiro para marcar o terceiro.
O Tigre chegou a ameaçar durante o primeiro tempo, criando boas chances e acertando o travessão com um chute da intermediária do volante Dudu aos 20 minutos, mas a expulsão do zagueiro Daniel Marques aos 19 minutos da etapa final acabou com as chances de uma reação.
Assim, o Penapolense se vinga da derrota no Tenente Carriço que encaminhou a classificação do São Bernardo à final da Série A2 do Campeonato Paulista no grupo 3 da competição. Além disso, o time do ABC paulista vê sua reação na primeira divisão ser encerrada.
A equipe vinha de cinco jogos de invencibilidade até a última rodada. Agora, soma duas derrotas seguidas, tendo perdido para o São Paulo por 2 a 1 no último jogo.
Com o resultado, o Penapolense chega aos 20 pontos na nona posição e segue tentando entrar na zona de classificação. O Tigre, por outro lado, fica com 15 pontos, na 13ª colocação, e vê a classificação ficar improvável.
O jogo
Mesmo atuando como visitante, o São Bernardo mostrou um bom futebol nos primeiros dez minutos e passou a maior parte do tempo no campo ofensivo. No entanto, quem abriria o placar seria o Penapolense. Aos 14 minutos, o volante Fernando aproveitou saída ruim de Wilson Júnior em cobrança de escanteio e marcou.
Os visitantes não se intimidaram e quase empataram aos 20 minutos, quando Dudu arriscou da intermediária e acertou o travessão. Três minutos depois, Gleidson cabeceou com perigo em nova cobrança de escanteio do Penapolense.
Aos 33 minutos, uma cobrança ensaiada de escanteio do São Bernardo culminou em uma finalização de Bady defendida por Marcelo. Logo no lance seguinte, o Penapolense chegou ao segundo gol no lance da equipe que se mostrava mais efetivo: um novo escanteio foi cabeceado pelo zagueiro Biro.
O Tigre tentou pressionar no segundo tempo, mas sentiu o gol sofrido e passou a encontrar dificuldades para criar chances. As chances de uma reação na partida diminuíram aos 19 minutos, quando Daniel Marques cometeu falta dura em Silvinho e recebeu o segundo cartão amarelo.
Nos minutos finais do jogo, o time mandante ainda aplicou uma forte pressão buscando o terceiro gol. Fernando, Rodrigo Biro e Luis Felipe fizeram finalizações perigosas antes de Geuvânio ser lançado pela esquerda da área e bater rasteiro para dar números finais ao jogo aos 44 minutos.
FICHA TÉCNICA
PENAPOLENSE 3 x 0 SÃO BERNARDO
Local: Estádio Tenente Carriço, em Penápolis (SP)
Data: 23 de março de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Raphael Claus e Júnior César Lossávaro (SP)
Cartões amarelos: Luis Felipe (Penapolense); Daniel Marques e Daniel Pereira (São Bernardo)
Cartão vermelho: Daniel Marques (São Bernardo)
Gols: Fernando, aos 14 minutos do primeiro tempo, Biro, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Geuvânio, aos 44 minutos do segundo tempo
PENAPOLENSE: Marcelo; Luis Felipe, Biro, Jaílton e Rodrigo Biro; Heleno, Liel, Fernando e Guaru (Sérgio Mota); Silvinho (Neto) e Val Baiano (Geuvânio)
Técnico: Pintado
SÃO BERNARDO: Wilson Júnior; Régis, Daniel Marques, Fernando Lombardi e Radar; Dudu (Michael), Daniel Pereira, Bady (Márcio) e Gleidson (Jonathan); Gil e Fernando Baiano
Técnico: Wagner Lopes

