A torcida do Palmeiras que foi ao Estádio do Pacaembu neste domingo precisou ter paciência, mas foi recompensada com uma vitória. Em jogo pela nona rodada do Campeonato Paulista, o time comandado por Gilson Kleina derrotou a União Barbarense por 1 a 0, graças a um gol do atacante Leandro no segundo tempo. A partida teve grande atuação do goleiro Walter, do time de Santa Bárbara d’Oeste, que foi bastante acionado.
Com o resultado, o time alviverde, quarto colocado, chega a 16 pontos e se mantém próximo dos líderes – o São Paulo, com um jogo a menos, tem 19 pontos, enquanto a Ponte Preta, que joga ainda neste domingo, tem 18. A Barbarense, por sua vez, contabiliza cinco pontos em oito jogos (tem uma partida a fazer, justamente contra o São Paulo) e é 18ª, na zona de rebaixamento. O time torce contra o São Bernardo, 19º com a mesma pontuação, que joga justamente contra a Ponte em Campinas.
Ao longo do primeiro tempo, o Palmeiras mostrou velocidade e encurralou a Barbarense no campo de defesa, mas sem sucesso nas finalizações. O time de Santa Bárbara d’Oeste teve boa chance aos 9min, em chute de Cahiame que Fernando Prass defendeu. Porém, a resposta veio rapidamente: com 17min, Vilson fez jogada individual em velocidade pela esquerda e chutou, parando na defesa de Walter.
Três minutos depois, também pela esquerda, Wesley roubou a bola na saída da Barbarense, invadiu a área e chutou, também parando no goleiro. Com 30min, Weldinho avançou pela direita e tocou na área para Patrick Vieira, que fez o pivô para a batida de Márcio Araújo - a bola acertou a trave e saiu. Aos 42min, Vinícius recebeu ótimo passe na área, mas a arbitragem assinalou o impedimento e paralisou a jogada.
No segundo tempo, a Barbarense se soltou mais, mas a pressão verde continuou. Aos 4min, Márcio Araújo chutou e Walter defendeu. Aos 14min, Henrique cabeceou o escanteio e o goleiro pegou. Com 18min, Vinícius arriscou e Walter barrou – no rebote, o voleio de Souza também foi defendido. Um minuto depois, o mesmo Vinícius chutou forte pela esquerda e Walter defendeu – no rebote, Márcio Araújo cabeceou fraco e desperdiçou.
Aí, de tanto pressionar, o Palmeiras finalmente chegou ao gol da vitória. Aos 37min, Leandro roubou a bola pela esquerda na saída da zaga barbarense, invadiu a área e chutou rasteiro, finalmente vencendo Walter. No fim, aos 42min, a defesa alviverde bateu cabeça e Itaqui quase empatou, mas Fernando Prass evitou e garantiu a festa palmeirense.
O Palmeiras volta a entrar em campo na quinta-feira, quando enfrenta o Libertad (Paraguai) fora de casa pela segunda rodada da Copa Libertadores da América. A Barbarense, por sua vez, vai a Itápolis para encarar o Oeste na sexta-feira, abrindo a décima rodada do Campeonato Paulista.
Ficha técnica
PALMEIRAS 1 X 0 UNIÃO BARBARENSE
Gols
PALMEIRAS: Leandro, aos 37min do segundo tempo
PALMEIRAS: Fernando Prass; Weldinho, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Vilson, Márcio Araújo (Caio), Wesley (Valdivia), Souza e Patrick Vieira; Vinicius (Leandro)
Treinador: Gilson Kleina
UNIÃO BARBARENSE: Walter; Alex, Juliano, Edson Borges e Batata; Júnior Goiano (Edílson Azul), Bruno Pires (Rafael Silva), Itaquí e Bachim; Cahiame (Dairo) e Cesinha
Treinador: Moisés Egert
Cartões amarelos
PALMEIRAS: Vilson, Marcelo Oliveira e Leandro
UNIÃO BARBARENSE: Itaqui, Bruno Pires e Edílson Azul
Cartões vermelhos
PALMEIRAS: Marcelo Oliveira
Árbitro
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)