Pela primeira vez, o São Caetano pôde atuar desde o início com seus três jogadores mais badalados: Fábio Costa, Rivaldo e Jóbson. Mas o trio não foi suficiente para o time vencer. Embora Rivaldo tenha marcado seu segundo gol em dois jogos pelo clube, o Bragantino se aproveitou de erro de Fábio Costa aos 43 minutos do segundo tempo para vencer por 2 a 1 neste sábado, no ABC, com dois gols de Lincom, artilheiro do Paulista ao lado de Neymar.
O resultado é bastante prejudicial à equipe do Anacleto Campanella, que figura agora na zona de rebaixamento do Estadual: caiu para a antepenúltima posição, com cinco pontos em sete partidas. Já o time de Bragança Paulista está em décimo, com 12 pontos em oito jogos, ficando fora da faixa que de classificação para as quartas de final só nos critérios de desempate.
A chance de reabilitação do São Caetano ficou para quarta-feira, quando recebe o São Paulo, às 19h30 (de Brasília), em duelo adiado da segunda rodada. O Bragantino também tem um grande em seu próximo compromisso: encara o Corinthians, no dia 24, em Bragança Paulista.E os visitantes no Anacleto Campanella, mostraram logo sua superioridade. Com somente dez minutos de confronto, Lincom concluiu boa troca de passes com belo chute nas redes. Aos 32 do primeiro tempo, Rivaldo aproveitou saída errada do goleiro Rafael Defendi e empatou de cabeça. A partir daí, os anfitriões pressionaram, mas Fábio Costa rebateu uma bola nos pés de Lincom, que fez seu segundo gol aos 43 da etapa final.
O jogo
Melhor na tabela, o Bragantino começou a partida pressionando e logo aos seis minutos obrigou Fábio Costa a trabalhar em chute de Léo Jaime. Aos dez, contudo, o goleiro não foi suficiente para defender o belo arremate de Lincom após uma troca de passes do ataque dos visitantes.
A partir daí, o Azulão passou a pressionar, com Danielzinho dando mais trabalho do que Jóbson, seu colega no ataque. A estratégia surtiu efeito aos 31 minutos graças, também, a Rafael Defendi, já que o goleiro saiu errado de sua meta e Rivaldo se antecipou para fazer de cabeça, balançando as redes em seu segundo jogo pelo time - já tinha feito gol em sua estreia, contra o Corinthians, no sábado passado.
O empate não parecia suficiente para nenhum dos adversários e o confronto ficou aberto, com chances de gol dos dois lados. No segundo tempo, contudo, foi o São Caetano que impôs maior pressão para garantir três pontos e não terminar a rodada entre os quatro últimos colocados.
Mas a eficiência de Lincom prevaleceu, ainda mais com a ajuda de Fábio Costa. Aos 43 minutos do segundo tempo, o Bragantino contra-atacou e Matheus arrematou. O veterano goleiro do Azulão espalmou nos pés do centroavante adversário, que mandou a bola nas redes, igualando-se a Neymar na artilharia do Estadual.
FICHA TÉCNICA
SÃO CAETANO 1 X 2 BRAGANTINO
Local : Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Data : 16 de fevereiro de 2013, sábado
Horário : 19h30 (de Brasília)
Árbitro : Vinícius Furlan (SP)
Assistentes : Carlos Augusto Nogueira Júnior e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Assistentes adicionais : Thiago Duarte Peixoto e Sérgio da Rocha Gomes (ambos de SP)
Cartões amarelos : Gabriel e Danielzinho (São Caetano)
Gols :
SÃO CAETANO: Rivaldo, aos 32 minutos do primeiro tempo
BRAGANTINO: Lincom, aos dez minutos do primeiro tempo e aos 43 minutos do segundo tempo
SÃO CAETANO : Fábio Costa; Samuel Xavier, Gabriel, Adriano Alves e Pirão; Moradei, Leandro Carvalho (Geovane), Eder (Aílton) e Rivaldo; Danielzinho e Jóbson (Vandinho)
Técnico : Geninho
BRAGANTINO : Rafael Defendi; Geandro, André Astorga e Raphael Andrade (Bruno Iotti); Diego Macedo, Robertinho, Neto, Moisés e Léo Jaime (Cris); Malaquias (Matheus) e Lincom
Técnico : Mazola Júnior