O Vereador e Jornalista Douglas Gonçalves (DEM) esteve nesta quinta-feira com o Secretário de Saúde de Santos, Marcos Calvo. O encontro aconteceu no programa Café da Manhã, da Rádio Saudade FM, comandado por Douglas. Um dos assuntos discutidos foi o destino do Pronto Socorro Central, que atualmente funciona em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia de Santos.
Marcos Calvo explicou ao Vereador Douglas Gonçalves que vem discutindo e analisando a possibilidade de desativar a unidade naquele local. O Secretário afirmou ao parlamentar santista que “30% ou mais dos pacientes atendidos no local são de outras cidades e entendem que estão sendo abrigados pela Santa Casa. Isso interfere negativamente no atendimento do PS Central”, declarou.
Além disso, Calvo revelou ao Vereador que o prédio que abriga o PS Central há 30 anos “não atende mais os avanços necessários como acesso e distribuição de área física”. O Secretário alertou que a intenção é transferir o Pronto Socorro, que se tornará Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para um local próximo.
Douglas Gonçalves e Marcos Calvo falaram da necessidade da nova localização do PS Central. “Este projeto está no plano emergencial que estamos traçando para os próximos 4 anos. Quando eu disse que nossa equipe está revendo o Plano de Urgência, é exatamente isso. Construir uma UPA na Zona Leste (onde funciona o atual PS no Macuco), outra na Zona Noroeste e aí completaríamos com a UPA Central”, declarou o Secretário.
“Vou acompanhar este processo de perto. Sei que o Marcos Calvo está na Secretaria de Saúde somente há 17 dias, mas sei também que existem prioridades já reveladas na área e minha função é fiscalizar e colocar ao público o que vem sendo realizado na prática”,declarou Douglas Gonçalves.