Japão aumentará seu orçamento em Defesa entre tensões com a China

 

Internacional - 06/01/2013 - 12:33:30

 

Japão aumentará seu orçamento em Defesa entre tensões com a China

 

Da Redação com EFE

Foto(s): AP

 

Membros da Força de Defesa do Japão exibem tanques de guerra durante desfile anual na base de Asaka, em Tóquio

Membros da Força de Defesa do Japão exibem tanques de guerra durante desfile anual na base de Asaka, em Tóquio

O novo governo japonês aumentará seu orçamento em Defesa para o ano fiscal de 2013, no que representará o primeiro aumento em 11 anos, entre as crescentes tensões com a China por causa de uma disputa territorial, informaram fontes ligadas ao assunto à agência Kyodo.

Essas mesmas fontes indicaram que o governo do Partido Liberal-Democrata (PLD), legenda que arrasou nas últimas gerais do dia 16 de dezembro, tenta que o montante para o próximo ano fiscal, que no Japão começa em 1º de abril, fique em torno dos 4,77 trilhões de ienes (41,406 bilhões de euros).

Esse número foi o que o PLD destinou para Defesa no ano de 2009, no transcurso do qual perdeu as legislativas e passou para a oposição. O orçamento inicialmente estimado pelo Partido Democrático (PD), surrado nas gerais de dezembro do ano passado, para o curso de 2013 era de 4,71 trilhões de ienes (40,885 milhões de euros).

O maior orçamento inicial que o Japão destinou para a Defesa foi de 4,96 trilhões de ienes (43,055 bilhões de euros) em 2002, ano a partir do qual as verbas encolheram gradualmente.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe pensa em aumentar o número de soldados das Forças de Autodefesa (Exército) e melhorar seu equipamento, em um momento em que a China intensificou suas atividades marítimas e aéreas em torno das ilhas Senkaku/Diaoyu, cuja soberania Tóquio disputa com Pequim.

Apesar de suas verbas terem caído desde 2002 e de que a constituição não reconhece "o direito de beligerâncias do Estado", a despesa militar do Japão em 2011 foi o sexto maior do mundo, segundo dados do Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo