Procon-SP autua 21 agências bancárias por demora no atendimento de clientes

 

Economia - 14/11/2012 - 13:35:06

 

Procon-SP autua 21 agências bancárias por demora no atendimento de clientes

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 116 agências bancárias e autuou 21 por tempo excessivo de demora no atendimento aos clientes durante a “Operação Fila em Banco”, realizada em setembro deste ano. Bradesco foi a instituição com o maior número de agências autuadas (10), seguido por CEF (5), Santander (3), Banco do Brasil (2) e HSBC, com uma agência.  Veja abaixo a relação dos bancos visitados.

 

 

Os fiscais avaliaram a quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, terminais existentes e em operação no autoatendimento e presença de orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em dias de pico e de movimento normal nos bancos.

 

Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Márcio Marcucci, além do que determina o Código de Defesa do Consumidor, os fiscais também se basearam no compromisso assumido pelos bancos com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que estabelece 30 minutos como tempo máximo de espera pelo atendimento em guichês, no período de mais movimento nas agências, de 1º a 10 de cada mês.

 

Os bancos autuados responderão a um processo administrativo, e podem receber multas de valor entre R$ 450 e R$ 6,5 milhões.

 

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais deatendimento da Fundação:

 

Orientações: 151 (Só para a capital).

 

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito aagendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

 

 - Praça do Carmo, S/N, Centro.

 

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

 

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

 

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.  No CIC Imigrantes o atendimento é as segundas-feiras, das 9h às 15h.

 

Fax: (11) 3824-0717.

 

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

 

No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereçohttp://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

 

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

 

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

 

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial

Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo