De 5 a 16 de novembro será realizada a Campanha de Prevenção à Tuberculose em São Bernardo do Campo. A Prefeitura promoverá uma série de atividades em vários pontos da cidade para intensificar a busca ativa de pacientes e orientar a população sobre os cuidados em relação à doença.
Além da busca ativa nos domicílios efetuada pelos agentes comunitários de saúde, a equipe do Programa de Controle de Tuberculose fará atendimentos, das 8h às 17h, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Ambulatório de Especialidades Médicas (Rua Armando Ítalo Setti, 402, Centro), no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro), e no Centro de Referência do Idoso (CRI), na Avenida Redenção, 221, Centro.
Nestes locais, serão distribuídos questionários e material informativo, formas de prevenção e tratamentos. Ainda haverá postos de coleta para a realização do teste de escarro, a fim de diagnosticar o problema.
Em paralelo a essas ações, os técnicos da saúde irão distribuir folhetos explicativos nas imediações do Terminal Rodoviário João Setti, na região central, e em estabelecimentos comerciais em vários bairros. Casos suspeitos de tuberculose serão encaminhados para atendimento e tratamento na rede municipal de saúde. Atualmente, 234 pessoas passam por tratamento da doença, entre o Ambulatório de Especialidades Médicas, UBSs e Centro de Detenção Provisória (CDP).
Premiação - São Bernardo do Campo conquistou três prêmios no Fórum Estadual de Tuberculose deste ano em reconhecimento pelas ações desenvolvidas na prevenção, controle e cura da doença.
O Programa de Controle de Tuberculose, coordenado pela Secretaria de Saúde, alcançou 85% de cura entre os 100 pacientes diagnosticados com a doença em 2011, e foi distinguida com o prêmio.
Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose
Já o Laboratório de Saúde Pública, também mantido pelo município, foi premiado pela qualidade e quantidade das culturas realizadas, enquanto a parceria da Secretaria de Saúde com o CDP obteve premiação por ter conseguido curar 15 detentos entre os casos confirmados da doença naquele estabelecimento prisional.
Sintomas – A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e pode ser transmitida através da tosse, da fala e do espirro. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, emagrecimento, suores noturnos, fraqueza e falta de apetite. Pode ser prevenida com a aplicação da vacina BCG nas crianças a partir do nascimento.