Lucas e a fragilidade do Sport demoliram os desejos da equipe pernambucana de vitória para ajudar na luta contra o rebaixamento neste sábado, na Ilha do Retiro. Com três gols do meia e duas lambanças do setor defensivo rubro-negro, o São Paulo venceu por 4 a 2, em resultado que firma a equipe na zona de classificação para a Copa Libertadores, com a quarta colocação cada vez mais consolidada.
Com o resultado, o São Paulo chega a 58 pontos, com sete de vantagem para o Internacional, quinto colocado, e já na perseguição ao Grêmio, que empatou com o Bahia fora de casa e tem apenas dois a mais, com 60. Já o Sport segue na zona de rebaixamento, com 33 pontos, quatro atrás do time baiano.
Na próxima rodada, o São Paulo encara o líder Fluminense no Morumbi, em São Paulo, em confronto marcado para as 17h (de Brasília) do domingo. No mesmo dia e horário, o Sport pega o Vasco no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Precisando da vitória, o Sport se postou de forma ofensiva em campo e partiu para cima do São Paulo, que sofreu com erros de posicionamento suficientes para irritar o goleiro Rogério Ceni em alguns momentos do primeiro tempo. Em um desses, aos 14min, Gilberto cabeceou em cobrança de escanteio de Cicinho e mandou a bola para as redes, abrindo o placar para o anfitrião. A vantagem, no entanto, durou pouco.
Logo aos 18min, Lucas bateu da entrada da área com força, mandando a bola no canto direito de Saulo para empatar. A partir daí, as lambanças da defesa do Sport ajudaram o São Paulo a dominar a partida. Aos 29min, Saulo saiu do gol para fazer defesa tranquila em cruzamento, mas falhou e deixou a bola escapar na frente de Lucas, que apenas tocou para marcar seu segundo gol na partida.
O terceiro do time paulista veio aos 34min, quando Luís Fabiano lançou Cortês pelo centro do campo de ataque. Já dentro da área, Rivaldo apareceu para fazer a cobertura, mas ao tentar o corte mandou contra a própria meta, encobrindo Saulo, que saía do gol para fazer a defesa. Apesar do resultado, o Sport foi bem na primeira etapa, obrigando Rogério Ceni a fazer boas defesas, uma delas em chute de Gilberto após jogada ensaiada.
Já no segundo tempo, o anfitrião pouco conseguiu criar: empacou no posicionamento já acertado do São Paulo e nem nos chutes de longa distância levou perigo. O time paulista, por sua vez, baixou o ritmo e mesmo assim conseguiu balançar as redes. Aos 13min, Lucas recebeu passe dentro da área e, com tranquilidade, tocou na saída de Saulo.

Lucas comemorou o quarto gol do São Paulo com uma acrobacia
No momento em que parte da torcida do Sport já começava a deixar a Ilha do Retiro, aos 31min, Gilberto foi prensado por divida entre Rhodolfo e Paulo Miranda quando invadia a área, após receber lançamento. O árbitro Jaílson Macedo Freitas deu pênalti, que Hugo cobrou no meio do gol para diminuiu a desvantagem pernambucana. Apesar disso, o anfitrião não conseguiu reagir para evitar a derrota.
Ficha técnica
SPORT 2 x 4 SÃO PAULO
Gols
SPORT:
Gilberto, aos 13min do primeiro tempo, e Hugo, aos 34min do segundo tempo
SÃO PAULO:
Lucas, aos 17min e aos 29min do primeiro tempo e aos 13min do segundo tempo; Rivaldo (contra), aos 33min do primeiro tempo
SPORT: Saulo; Cicinho, Bruno Aguiar, Aílson e Renê; Tobi, Rivaldo (Marquinhos Gabriel), Rithelly (Moacir) e Hugo; Gilberto (Sandrinho) e Felipe Azevedo
Técnico: Sérgio Guedes
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Cícero), Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson (Casemiro), Wellington, Maicon (Ademilson) e Cortez; Lucas e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco
Cartões amarelos
SPORT: Rithelly, Tobi e Renê
SÃO PAULO: Denilson e Cortez
Árbitro
Jailson Macedo Freitas
Local
Ilha do Retiro, no Recife (PE)