América Latina é ignorada por Obama em debate na Flórida

 

Internacional - 23/10/2012 - 15:56:41

 

América Latina é ignorada por Obama em debate na Flórida

 

Da Redação com agências

Foto(s): Eric Gay/AP

 

Obama perdeu a oportunidade de conquistar mais votos da comunidade hispânica da Flórida, um Estado decisivo na corrida à Casa Branca, ao deixar de mencionar a América Latina durante a discussão.

Obama perdeu a oportunidade de conquistar mais votos da comunidade hispânica da Flórida, um Estado decisivo na corrida à Casa Branca, ao deixar de mencionar a América Latina durante a discussão.

Apesar de considerado o vencedor do último debate contra Mitt Romney, Barack Obama perdeu a oportunidade de conquistar mais votos da comunidade hispânica da Flórida, um Estado decisivo na corrida à Casa Branca, ao deixar de mencionar a América Latina durante a discussão. O mesmo erro estratégico não foi cometido por seu adversário.

 "O fato de somente Romney ter se referido à América Latina mostra que só existe um candidato nesta disputa que pensa na região. Romney corretamente identificou a oportunidade que a América Latina representa para os Estados Unidos no século XXI", disse o senador republicano Marco Rubio.

Durante o debate, o ex-governador de Massachusetts lembrou aos americanos que a economia da América Latina é praticamente do mesmo tamanho da economia da China e defendeu que fazer negócios com a região pode ser vantajoso para os Estados Unidos e para o continente.

"A única diferença é que temos uma cultura comum e, em muitos casos, o mesmo idioma. É mais fácil e faz mais sentido dar prioridade ao comércio com a América Latina do que com a China", disse o senador da Flórida de origem hispânica.

Os democratas tentaram diminuir a importância de o presidente americano ter ignorado a região latino-americana, mesmo tendo de reconhecer que Obama poderia ter incluindo a América Latina na sua mensagem durante o debate sobre política externa.

"O presidente poderia ter mencionado que assinou dois importantes acordos de comércio com a América Latina. Mesmo assim, estamos muito satisfeitos com o desempenho do presidente", disse Jim Messina, gerente da campanha presidencial democrata.

A campanha de Obama também usou o tempo limitado do debate como justificativa para a não inclusão da América Latina nas respostas do presidente. "O presidente se importa profundamente com a América Latina, e não dá para usar um debate de 90 minutos como uma representação do foco do seu governo. Ele sabe sobre a importância da região, e a América Latina continuará a ser uma prioridade do seu segundo mandado", disse Jennifer Psaki, porta-voz da campanha de Obama.

Os republicanos não concordam que a região latino-americana seja uma prioridade do governo Obama. "O presidente praticamente ignorou a América Latina nos últimos quatro anos. Não fico surpreso que ele a tenha ignorado novamente durante os 90 minutos do debate", afirmou Rubio.

PESQUISA-Obama tem leve vantagem sobre Romney a duas semanas da eleição

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu uma pequena vantagem à frente do adversário republicano, Mitt Romney, na pesquisa diária Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, mas a disputa permanece em empate técnico, a duas semanas da votação em 6 de novembro.

Obama está 1 ponto à frente de Romney entre os prováveis eleitores, com 47 a 46 por cento das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

A pesquisa com dados online de quatro dias inclui algumas respostas dadas após o último debate entre os candidatos, na noite de segunda-feira, mas o impacto completo do embate na Flórida só será registrado após alguns dias.

Obama, no entanto, manteve uma vantagem maior na batalha nos Estados que vão decidir o resultado da eleição.

O Ipsos indicou que o presidente está à frente nos Estados com disputa mais apertada, como Flórida, Virginia e Ohio, e deve vencer a eleição no colégio eleitoral com uma margem confortável de 322 a 206 votos.

A pesquisa tem mostrado uma disputa acirrada entre os candidatos desde o fim do primeiro debate, em 3 de outubro, que teve Romney como claro vencedor, segundo analistas. Mas uma boa parte do eleitorado ainda está indecisa.

Cerca de 20 por cento dos entrevistados disseram que ainda podem mudar de voto ou ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa entrevistou 1.030 prováveis eleitores.

Com informações da Reuters e Terra Networks

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo