Pesquisa Ibope divulgada neste sábado aponta empate entre os três primeiros colocados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Contabilizando apenas votos válidos, descontando os nulos e brancos, Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) aparecem com 26%. Na mesma pesquisa, Gabriel Chalita (PMDB) alcançou 13%, seguido de Soninha Francine (PPS), com 5%. Carlos Giannazi (Psol), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) ficaram com 1%. As informações são do SPTV.
O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo. Na pesquisa estimulada, que leva em conta brancos e nulos, Celso Russomanno, José Serra e Fernando Haddad também aparecem empatados com 22% das intenções de voto. Na sequência, está Gabriel Chalita (11%), seguido de Soninha (4%). Carlos Giannazi, Levy Fidelix e Paulinho da Força tem 1%. Brancos e nulos e não souberam responder somaram 8% cada um.
A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, ouviu 1.204 eleitores na cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) é o número SP-01824/2012.
Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Celso Russomanno (PRB) – 26% dos votos válidos
Fernando Haddad (PT) – 26%
José Serra (PSDB) – 26%
Gabriel Chalita (PMDB) – 13%
Soninha (PPS) – 5%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Levy Fidelix (PRTB) – 1%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Segundo turno
O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos quatro primeiros colocados na pesquisa. Os resultados dos cenários foram:
- Russomanno 38% x 33% Haddad
- Russomanno 43% x 32% Serra
- Haddad 40% x 33% Serra
Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 39%. Na sequência, aparecem Haddad (22%), Russomanno (22%), Soninha (14%), Fidelix (14%), Paulinho da Força (13%), Chalita (11%), Miguel (10%), Ana Luiza (9%), Anaí Caproni (9%), Eymael (9%) e Carlos Giannazi (7%).
Com informações da Globo (SPTV), AE e Ibope