O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta quarta-feira que espera colocar em votação no conselho da reguladora o projeto que barateia ligações entre operadoras diferentes. A área técnica da Anatel sugeriu mudanças no atual modelo de pagamento entre as operadoras para evitar o congestionamento das redes telefônicas e baratear o serviço, o que ainda depende de aprovação do conselho diretor da reguladora.
O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, explicou que a reguladora pode exigir a cobrança de igual valor para as chamadas dentro e fora das operadoras nos casos em que a companhia for a maior da região. "No projeto, contém a obrigação de quem for a principal operadora de uma área e tiver benefícios para ligação na mesma rede, tem que estender isso para outras operadoras. Como todo mundo é a principal operadora em algum lugar, vai ter isso para o Brasil inteiro", explicou.
Além dos valores das contas de celular, o presidente João Rezende explicou também que a proposta vai reduzir o tráfego nas redes de telefonia, já que ao oferecer vantagens como tarifas mais baratas para a mesma operadora, a insfraestrutura fica sobrecarregada.
"Vamos fazer essa discussão, se as ligações para a mesma rede são causadoras do problema de qualidade e de uso das redes. Isso vai causar uma redução de custo e preço, inclusive das ligações, porque uma ligação é até sete vezes mais barata dentro da mesma rede do que para fora? Mas não sei se temos instrumentos para proibir que as operadoras ofereçam essa vantagem", disse.