O julgamento do mensalão não interefe no voto do eleitor paulistano, de acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, que aponta que 81% do eleitorado não mudou o voto por conta do julgamento no Supremo Tribunal Federal. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Apenas 19% dos eleitores em São Paulo afirmaram ser bem informados sobre o mensalão, enquanto 18% disseram não ter conhecimento do assunto.
A maioria - 51% - diz que o mensalão não influencia o voto, mas 22% disseram que julgamento tem grande influência.
PT sem grandes prejuízos
Como o julgamento envolve antigas lideranças do PT e siglas aliadas, era de se esperar que o candidato petista, Fernando Haddad, fossem o mais prejudicano. No grupo que afirmou ter alterado seu voto por conta do mensalão - 19% do total-, 52% disseram que deixaram de votar em Haddad.
Mas não é só o candidato do PT que saiu prejudicado. Dos que mudaram de voto por conta do mensalão, 21,1% disseram que desistiram de votar em José Serra (PSDB) e 26,4% deixaram de votar em outros rivais, comoCelso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB).
O Datafolha entrevistou 1799 pessoas entre os dias 26 e 27 de setembro, com a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais o para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), com o número SP-01182/2012.