O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Praia Grande (Procon-PG) completa 20 anos de existência na segunda-feira (24). A instalação do espaço aconteceu por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Praia Grande e a Fundação Procon de São Paulo, visando facilitar o acesso ao atendimento de proteção e defesa dos direitos do consumidor na Cidade. O Procon-PG está localizado na Rua Jaú, 880, 7º andar, sala 72, Bairro Boqueirão. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Segundo coordenador do setor, Maurício de Lima, o serviço atende diariamente cerca de 70 pessoas. “Além do atendimento presencial na sede do Procon, ainda ajudamos a população via telefone”. Lima explicou também que todas as solicitações recebem algum tipo de encaminhamento. “Mesmo quando o assunto não é ligado ao direito do consumidor, nós orientamos e encaminhamos o contribuinte ao setor responsável, explicando todo o procedimento necessário”.
Lima, que trabalha no local desde sua fundação, afirmou que o maior número de atendimentos acontece no período de festas de fim de ano. “E a telefonia móvel e fixa continua sempre o setor com o maior número de reclamações em Praia Grande”. Dando continuidade ao trabalho, além do atendimento na sede, o Procon-PG ainda realiza fiscalizações no comércio local. “Fiscalizamos, entre outras coisas, a venda de produtos vencidos e o valor mínimo nas compras via cartão de crédito”, explicou.
O convênio firmado entre o setor e a Prefeitura estipula que cabe à Administração Municipal oferecer mão de obra e estrutura, enquanto ao Procon cabe o atendimento, a fiscalização do comércio e a aplicação de cursos aos funcionários. O Procon-PG conta atualmente com sete servidores municipais.
Segundo o chefe da Procuradoria Geral do Município (Progem), Edmilson de Oliveira Marques, a proximidade entre o Procon e a população praiagrandense é fundamental. “O trabalho de proteção e