Barbosa condena ex-deputado do PMDB por corrupção e lavagem de dinheiro

 

Politica - 20/09/2012 - 21:32:31

 

Barbosa condena ex-deputado do PMDB por corrupção e lavagem de dinheiro

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Segundo relator, ex-deputado do PMDB foi pessoalmente a agência sacar dinheiro e ainda se recusou a assinar recibo

Segundo relator, ex-deputado do PMDB foi pessoalmente a agência sacar dinheiro e ainda se recusou a assinar recibo

O ministro Joaquim Barbosa pediu nesta quinta-feira a condenação do ex-deputado José Borba (ex-PMDB) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Borba que hoje é prefeito de Jandaia do Sul (PR) pelo PP, recebeu do esquema operado por Marcos Valério cerca de R$ 2,1 milhões que teriam, segundo Barbosa, sido utilizados para comprar o apoio do partido na Câmara dos Deputados.dos por Marcos Valério ao então deputado Borba, com início exatamente na semana que antecedeu a votação da reforma tributária. Ademais, Borba atuou para não receber diretamente o dinheiro, de forma a não deixar qualquer rastro", afirmou Barbosa.

O relator da ação penal do mensalão destacou que em todos os seis pagamentos que recebeu, Borba se recusou a assinar recibos. Em uma das ocasiões, a então diretora financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, teve de sair de Belo Horizonte (MG) em direção a Brasília para assinar o recibo de um saque que José Borba se recusara a formalizar na agência do Banco Rural.

"José Borba, assim como outros parlamentares, também se valeu da sistemática de dinheiro oferecida pelo núcleo publicitário para pagamento de vantagem indevida. O acusado tinha conhecimento da origem ilícita do dinheiro, tendo em vista a própria sistemática adotada.

Joaquim Barbosa rechaçou a defesa do ex-deputado, que afirmou que Borba não teria recebido o dinheiro e que tudo se trata de uma acusação sem fundamento de Marcos Valério, que entregou à Polícia Federal uma lista na qual constava os pagamentos e números de telefone do ex-parlamentar.

"O senhor Borba negou ter recebido esses recursos, embora haja prova cabal de sua conduta. Não vislumbro motivo para que o réu (Marcos Valério) tivesse interesse em acusar o corréu (José Borba), porque acusação ricocheteia contra os réus Marcos Valério, Simone Vasconcelos e Delúbio Soares", justificou Barbosa.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo