O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu na terça-feira suspender a campanha "Dieta do Sexo", da marca de preservativos Prudence, por supostamente incentivar a violência contra a mulher e o estupro.
Em julho, quando houve a acusação, a campanha foi tirada do ar. Segundo o Conar, essa atitude não impediria a tramitação do processo. A decisão do conselho é para impossibilitar a volta da veiculação do material.
A campanha mostrava quantas calorias podem ser perdidas durante a relação sexual. A frase que chamou mais a atenção do público foi quantas calorias podem ser queimadas ao tirar "a roupa dela sem o consentimento". Na ocasião, o Conar recebeu cerca de 900 reclamações.
A DKT Internacional, que detém a marca Prudence, afirmou que ainda não recebeu o comunicado oficial do Conar. Na época das reclamações, a empresa disse que o conteúdo não é de autoria da Prudence e era divulgado de forma viral na rede desde 2007.
"Apesar de não ser a criadora do texto, a empresa não se isenta da responsabilidade de avaliar os conteúdos publicados em sua página na rede social, e por isso lamenta a não percepção de possíveis ofensas originadas pelo material. A marca reforça que a intenção era contar, de forma divertida, quantas calorias um casal pode perder durante a relação sexual e preliminares, sem jamais fazer alusão a qualquer forma de violência", afirmou em nota.
Desculpas Públicas
A marca de preservativos Prudence divulgou via facebook no dia 30 de julho uma nota onde pede desculpas por um material publicitário que causou polêmica nas redes sociais. Divulgada a partir do último dia 16, a peça referia-se a uma “dieta do sexo”, listando a perda de calorias advinda de determinadas variantes do ato sexual. Algumas delas se referiam a sexo violento ou não consentido – o que revoltou usuários do Facebook, que consideraram as frases uma apologia ao estupro.
Na nota, a marca Prudence avisa que retirou o conteúdo do ar, reiterando que não é responsável pela autoria do mesmo e lembrando que ele vinha sendo publicado em blogs desde 2007. “O que não nos isenta da responsabilidade da revisão do conteúdo, que neste caso foi inadequada e portanto retirado do ar”, acentua a nota. “A intenção era contar de forma divertida quantas calorias um casal pode perder durante uma relação sexual e suas preliminares e jamais fazer alusão a qualquer outra prática”, reforça a empresa.
Leia a nota na íntegra:
A PRUDENCE retirou o do ar o conteúdo postado em nossa página do Facebook em 16 de julho sobre a “Dieta do Sexo” e pede desculpas aos seus consumidores.
Reiteramos que o conteúdo não é de autoria da Prudence e vem sendo publicado por diversos blogs na Internet desde 2007, o que não nos isenta da responsabilidade da revisão do conteúdo, que neste caso foi inadequada e portanto retirado do ar.
Reforçamos que a intenção era contar de forma divertida quantas calorias um casal pode perder durante uma relação sexual e suas preliminares e jamais fazer alusão a qualquer outra prática.
A PRUDENCE é uma marca da DKT do Brasil que é uma das filiais da DKT Internacional, empresa sem fins lucrativos e que atua em diversos países em desenvolvimento. Nosso objetivo é reforçar a conscientização sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, pois acreditamos que é uma das principais demonstrações de respeito com o próprio corpo e com o de seu parceiro. Por isso, recriminamos todo e qualquer tipo de abuso, violência sexual ou discriminação. Estamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida através de Inbox no Facebook.