Barbosa: um país 'decentemente organizado' afastaria delegado da PF

 

Politica - 12/09/2012 - 16:49:48

 

Barbosa: um país 'decentemente organizado' afastaria delegado da PF

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Como um paladino da justiça, Joaquim Barbosa defende o país com toda sua força

Como um paladino da justiça, Joaquim Barbosa defende o país com toda sua força

O relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, desqualificou nesta quarta-feira a entrevista do delegado da Polícia Federal (PF) Luís Flávio Zampronha, que defendeu a inocência da ré Geiza Dias em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Barbosa interrompeu a fala do revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, que citou a entrevista para embasar seu voto. Para Barbosa, Zampronha seria no mínimo suspenso em um País "decentemente organizado".

"Veja como as coisas são bizarras no nosso País. Um delegado preside um inquérito e, às vésperas do julgamento da ação, vai à imprensa e diz 'fulano não deveria ser julgado'", afirmou Barbosa. "Em qualquer país decentemente organizado, um delegado como esse estaria no mínimo suspenso", disse ele.

Zampronha, que investigou o mensalão, afirmou ao jornal que a acusação contra o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu era "forçada" e minimizou as acusações contra Geiza Dias.

 

"Dirceu foi denunciado por quadrilha e corrupção ativa. Não é por aí?

Corrupção (contra Dirceu) é forçada, não tem depoimento (contra Dirceu por corrupção). Tem mais prova de lavagem de dinheiro do que da corrupção.Dirceu tinha o domínio, o Delúbio tinha. Eles não tinham que responder por lavagem? O crime de quadrilha é desdenhado. Na Polícia Federal, quando a gente lê 'fulano foi denunciado por formação de quadrilha', a gente até acha engraçado, é motivo de piada. A gente sabe que não vai acontecer nada (com o acusado)."

--------------------------------------------

"A Procuradoria denunciou 34 por lavagem.

Mas não o Dirceu, o Delúbio e o Genoino. (O procurador-geral) colocou a Geiza (Geiza Dias dos Santos, funcionária de uma agência de Valério). A coitada da Geiza. Eu lembro quando ela veio depor (na PF), ela chorava muito. Eu dizia para ela: 'Fica tranquila, fica tranquila'. E ela está na lavagem."

(Publicado em O Estado de São Paulo em 14/08/2012 - Leia AQUI a entrevista completa)

--------------------------------------------

A discussão entre Barbosa e Lewandowski sobre a entrevista do delegado da PF foi interrompida pelo ministro Gilmar Mendes, que disse que havia elementos suficientes nos autos para julgar o processo do mensalão.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo