Em meio à polêmica sobre uma possível transferência de Paulo Henrique Ganso para o São Paulo, o Santos recebeu o rival neste domingo, na Vila Belmiro, para clássico que não contaria com as principais estrelas das equipes. Com a Seleção Brasileira que disputa amistoso contra a China nesta segunda, em Recife, Neymar e Lucas não participaram do duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, que contou com morno empate por 0 a 0.
De fato, o duelo não foi dos melhores em termos de nível técnico. Os times sentiram a ausência dos astros e protagonizaram um primeiro tempo ruim, com poucas chances para ambos os lados. As melhores foram do clube tricolor, que parecia atuar em casa na Vila Belmiro, já que a torcida fazia mais barulho do que os fãs locais.
Após bom lance de Gerson Magrão, que mandou entre as pernas de Casemiro e finalizou bem próximo ao gol de Rogério Ceni, o São Paulo teve duas chances de gol e por pouco não saiu com a vitória parcial. Ambas, aliás, foram com o atacante Luis Fabiano, que costuma marcar gols no Santos.
Primeiro, Jadson pegou sobra na entrada da área e arriscou finalização com perigo, mas a bola explodiu na zaga e sobrou para Luis Fabiano, que tocou de cabeça para fora. Depois, o camisa 9 recebeu passe de Jadson, tirou do goleiro Rafael, ficou com pouco ângulo e arrematou na rede pelo lado de fora.
A segunda etapa melhorou, com os times buscando mais o ataque e tentando administrar a posse de bola até a área rival. O São Paulo teve a primeira chance de novo com a dupla Jadson e Luis Fabiano. O meia cobrou escanteio na segunda trave para o camisa 9 cabecear para o chão e ver Rafael espalmar pela linha de fundo.
O Santos respondeu em ótima jogada do lateral direito Bruno Peres, que fazia grande partida. O jovem entrou na área em velocidade ao receber passe pela direita e tentou o cruzamento rasteiro, mas Rafael Tolói desviou de André, que chegaria em condições de marcar, e por pouco não fez contra.
A equipe praiana ainda teve mais uma ótima oportunidade com André, mas o camisa 9 não vivia tarde inspirada e arrematou para fora chute recebido na entrada da área de Rogério Ceni. Do outro lado, Luis Fabiano parecia bem marcado e não conseguia ajudar o time tricolor a abrir o placar. Assim, o 0 a 0 permaneceu até o apito final.
O Santos, agora com 27 pontos, em situação delicada no Brasileiro, volta a campo na próxima quarta, quando terá pela frente o Flamengo, que completou cinco jogos sem vencer neste sábado, ao ser superado pelo Coritiba. O duelo será na mesma Vila Belmiro, mas no período noturno - às 22h (de Brasília).
O São Paulo, por sua vez, chegou aos 36 pontos, ainda na briga por uma vaga na zona de classificação à próxima Copa Libertadores da América. A equipe tricolor terá pela frente justamente um rival direto - o Atlético-MG, que briga pela liderança. O confronto será no Estádio Independência, em Belo Horizonte, no mesmo horário que o jogo do Santos. Ficha técnica
SANTOS 0 x 0 SÃO PAULO
SANTOS: Rafael; Bruno Peres, David Braz, Durval e Léo; Adriano (João Pedro), Ewerton Páscoa, Gerson Magrão (Bernardo) e Felipe Anderson; Pato Rodriguez (Victor Andrade) e André
Treinador: Muricy Ramalho
SÃO PAULO: Rogério; Rafael Tolói, Paulo Miranda e Rodolfo (Ademilson); Douglas, Cortêz, Denilson, Casemiro e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano
Treinador: Ney Franco
Cartões amarelos
SANTOS: Felipe Anderson
SÃO PAULO: Denilson
Cartões vermelhos:
SÃO PAULO: Denilson
Árbitro
Marcelo Aparecido de Souza
Público e renda
6.379 público e renda R$ 153.500,00
Local
Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)