Comandado pelo atacante Neymar, que fez os dois gols da virada santista, o Santos venceu o Palmeiras por 2 a 1 neste sábado, no Estádio do Pacaembu, pela última rodada do primeiro turno do Brasileiro, e complicou a vida do Palmeiras, que volta à zona de rebaixamento ainda nesta rodada por causa do confronto entre Bahia e Atlético-GO. O triunfo do time da Vila Belmiro foi o terceiro consecutivo e a equipe consolida de vez a reação na competição.
Com a vitória, o clube alvinegro alcança pela primeira vez o top 10 do Brasileiro e vai para a nona colocação, com 36 pontos. Já o Palmeiras fica na 16ª colocação, com 16 pontos. Na próxima rodada, o Palmeiras visita a Portuguesa, no Canindé, na quarta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), enquanto que o Santos recebe o Bahia no mesmo dia, às 19h30.
Para o clássico, Felipão, como já está acostumado, não pode contar com 11 jogadores, entre suspensos e lesionados. O número alto de atletas de fora obrigou o treinador a improvisar em alguns setores. Na lateral direita, João Vitor foi escalado. O ataque perdeu mobilidade com a entrada do centroavante Betinho ao lado de Barcos. O Santos, por sua vez, não tinha problemas e Muricy repetiu a escalação do duelo contra a Universidad de Chile.
O jogo
A partida deste sábado começou com bastante cuidado e poucas chances das duas equipes. Mais presente no campo de ataque, o Palmeiras teve a primeira oportunidade só aos 15min, com Correa, que arriscou de fora da área por cima do gol de Rafael. O lance acendeu a torcida palmeirense e o clube alviverde quase marcou aos 20min e aos 21min, com Betinho e Barcos, respectivamente.
O Santos respondeu aos lances do adversário aos 27min e aos 28min, com Durval e o craque Neymar, jogador mais lúcido em campo pelo lado alvinegro. Ganso, por sua vez, voltou a fazer uma partida bastante ruim. A superioridade palmeirense na primeira etapa foi traduzida em gol apenas aos 39min, com o recém-contratado Correa. O volante arriscou um chute de fora da área e acertou o canto do goleiro Rafael, explodindo a massa alviverde.
A vantagem do Palmeiras, entretanto, não durou até o fim do primeiro tempo. Aos 43min, Neymar cobrou falta com perfeição e acertou o ângulo do goleiro Bruno, que nada pode fazer. A bola fez uma bela curva antes de morrer no fundo das redes do goleiro palestrino para empatar o confronto.
Embalado pelo gol feito antes do intervalo, a equipe alvinegra voltou melhor para a etapa final. Comandado por Neymar, destaque da partida, o Santos povoava o campo de ataque, mas levava pouco perigo ao gol de Bruno. O segundo gol santista veio com o jovem jogador aos 17min. Neymar chutou fraco de fora da área e viu a bola tocar na trave direita de Bruno antes de entrar para virar o marcador. Pouco depois, Arouca quase fez o terceiro em chute de fora da área.
Precisando do resultado, Felipão tirou Mazinho para colocar Obina, transformando o time em um 4-3-3 com três centroavantes. Pouco antes da entrada de Obina, Barcos perdeu um gol cara a cara com o goleiro Rafael, chutando para fora. Já no fim do confronto, Barcos teve mais uma chance, mas parou em grande defesa de Rafael após cabeceada do atacante.
Com dedo na boca, em homenagem ao filho Davi Lucca, Neymar comemora seu primeiro gol na partida.
Ficha técnica
PALMEIRAS 1 X 2 SANTOS
Gols
PALMEIRAS: Correa, aos 39min do 1º tempo
SANTOS: Neymar, aos 43min do 1º tempo e aos 17min do 2º tempo
PALMEIRAS: Bruno, João Vitor (João Denoni), Maurício Ramos, Leandro Amaro e Juninho; Henrique, Correa, Valdivia e Mazinho (Obina); Betinho (Vinícius) e Hernán Barcos
Treinador: Luiz Felipe Scolari
SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano (Gerson Magrão), Arouca, Pato Rodríguez (Felipe Anderson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André (Bill)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
PALMEIRAS: João Vitor , Valdivia e Maurício Ramos
SANTOS: Adriano
Árbitro
Guilherme Cereta de Lima
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo