A primeira pesquisa feita pelo Ibope com as intenções de voto para a Prefeitura de Praia Grande mostra o ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB) disparado na liderança.
Ele conta com 62% das intenções de votos. Se os três concorrentes tiverem seus índices somados, alcançam apenas 18%. Entre os demais candidatos, o segundo colocado é Alexandre Cunha (PT): 15%. Cunha Lima (PSC) tem 2% e Jasper (PSOL) conta com 1%.
Os votos bancos e nulos somam 9%, não sabem ou não responderam chegam a 10%. A pesquisa foi encomendada ao Ibope pelo Sistema A Tribuna de Comunicação. Foram ouvidos 602 eleitores entre terça e quinta e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Alberto Mourão foi prefeito de Praia Grande três vezes: entre 1993 e 1996 e de 2001 a 2008. Se ganhar o pleito no dia 7 de outubro, assumirá o comando da Prefeitura pela quarta vez, tornando-se o político com mais mandatos de prefeito na história do Município.
Lembrança
O ex-prefeito foi o mais lembrado pelos eleitores de Praia Grande na pesquisa espontânea, aquela feita pelo Ibope sem a apresentação dos nomes dos candidatos. Nessa situação, Mourão obteve 52% das indicações, contra 10% de Alexandre, 1% de Cunha Lima e 0% de Jasper.
Aqui não!
A única lista que Alberto Mourão não lidera é justamente a mais temida pelos políticos: a de rejeição do eleitorado. Jasper não seria votado de jeito nenhum por 38% dos praia-grandenses. Cunha Lima ocupa o segundo posto, com 24%. Alexandre Cunha vem logo atrás, com 23% de resistência. O lanterninha, neste caso, é Mourão. Ele não seria votado por apenas 14% dos eleitores.
Análise
O candidato do PSDB lidera os votos em todas as faixas etárias, níveis escolares e tanto entre homens quanto com as mulheres.
Levando-se em conta o sexo dos entrevistados, Alberto Mourão tem uma preferência maior do eleitorado feminino. Entre elas, ele lidera com 66% e Alexandre Cunha tem 12%.
Os homens também apoiam o nome forte do PSDB, mas com uma pequena diferença: 58% das intenções de votos, contra 18% do petista Alexandre Cunha.
A maior distância entre o tucano e o petista foi observada na faixa etária de 25 a 29 anos, com o ex-prefeito alcançando 74%, contra 13% do adversário político.
Avaliação
O atual prefeito Roberto Francisco dos Santos (PSDB) também foi lembrado na pesquisa. Sua administração - iniciada em 2009 e que acabará em 31 de dezembro de 2012 - foi reprovada por 45% e aprovada por 44% dos eleitores.
Saúde, segurança pública e educação foram apontadas como as áreas mais problemáticas. A pesquisa do Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o nº 00317/2012.
|