A Adobe desabilitou a instalação de seu Flash Player em dispositivos móveis com Android nesta quarta-feira. Apesar dos grandes planos que nutria para o programa, a empresa sofreu um grande revés quando a Apple se recusou a adotá-lo. Com essa decisão, a Adobe abdica da tentativa de implementar o Flash em smartphones e se rende ao HTML5.
Nos aparelhos com a versão 4.1 do Android, chamada de Jelly Bean, o Flash não era mais necessário - e em novembro de 2011 a Adobe já havia reconhecido que o foco deveria ser voltado ao HTML5. "O HTML5 é universalmente aceito na maior parte de dispositivos móveis, em alguns casos exclusivamente. Isso o torna a melhor solução para criar e distribuir conteúdo em plataformas móveis", disse na época o vice-presidente da companhia, Danny Winokur.
No mesmo período do ano passado, a empresa divulgou que descontinuaria o desenvolvimento do Flash Player para navegadores mobile. A Adobe recomendou, inclusive, que o Flash Player fosse desinstalado de dispositivos em que se opte por fazer o upgrade para o Android 4.1.