O tablet da Microsoft, com lançamento previsto para 26 de outubro, deve custar US$ 199, segundo uma fonte citada pelo site norte-americanoEngadget. Caso se confirme o rumor, o preço do Surface deve desagradar parceiros comerciais da Microsoft.
Há duas semanas, JT Wang o CEO da Acer, terceiro maior fabricante de computadores do mundo segundo dados do Gartner para o primeiro semestre desse ano, disse que a Microsoft deveria "pensar duas vezes" antes do lançamento. O temor é a disputa por mercado entre o modelo da própria marca e outros com o Windows 8 embarcados.
Segundo Wang, se chegar ao mercado com um valor muito baixo, como indicado pelo boato, o Surface vai "ferir a concorrência".
Apresentado como "o palco do novo Windows", o aparelho foi anunciado no mês de junho. O tablet com Windows RT tem apenas 9,3 mm de espessura, com portas USB 2.0, todo feito em magnésio. A tela tem 10,6 polegadas e o aparelho tem acesso a todos os aplicativos padrão da Windows Store.
O Surface vem com seu próprio suporte - Kickstand - sem necessitar de acessórios e capas. É equipado com Gorilla Glass, e vem com capa integrada - que é também um teclado multitoque - com apenas 3 mm de espessura. O teclado/capa inclui ainda um trackpad. O aparelho virá em duas versões, uma com processador Intel e Windows 8 Pro, e outra com processador ARM e Windows RT.