Alberto Mourão, PSDB, tenta retornar ao posto de prefeito de Praia Grande

 

Litoral - 01/08/2012 - 05:25:00

 

Alberto Mourão, PSDB, tenta retornar ao posto de prefeito de Praia Grande

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Em entrevista ao @HORA, Mourão falou sobre seus planos para a cidade para os próximos anos e o que precisa ser mantido ou melhorado, caso seja eleito novamente.

Em entrevista ao @HORA, Mourão falou sobre seus planos para a cidade para os próximos anos e o que precisa ser mantido ou melhorado, caso seja eleito novamente.

O PSDB, com Alberto Mourão, está procurando seu retorno à cadeira do executivo na cidade de Praia Grande.

 

O grupo ligado a Mourão já comanda a cidade por cerca de 20 anos e, de acordo com as expectativas da coordenação da campanha, Mourão deve ser reconduzido ao cargo de prefeito mais uma vez.

 

Em entrevista ao @HORA, Mourão falou sobre seus planos para a cidade para os próximos anos e o que precisa ser mantido ou melhorado, caso seja eleito novamente.

 

Assista

yes Entrevista completa com o candidato do PT - Alexandre Cunha

yes Entrevista completa com o candidato do PSDBT - Alberto Mourão

 

IPTU - Orçamento

Mourão reconhece que a receita do município é alta, mas reafirma que os investimentos são compatíveis com a população flutuante da cidade que gira em torno de 600 mil pessoas. Para o tucano é preciso manter os gastos com coleta de lixo, iluminação pública, limpeza, manutenção, dentre outros serviços, independentemente da estada os não desses contribuintes que possuem aqui a sua segunda residência.

 

A matriz econômica de Praia Grande ainda é sustentada pelo fluxo de temporada, mas que precisa ser revista e encontrar novos rumos que permitam diversificar as origens das receitas. Mourão tem para si que projetos de apoio retro-portuário, suporte à zona de processo de exportação irão dar uma reconfiguração nessa matriz descomprimindo os tributos municipais.

 

Com isso o tucano dá a entender que o perfil econômico do município deva tomar rumos diferenciados e repartir com o turismo a base da receita, principalmente na vocação aos serviços de apoio à exportação.

 

Saúde

O candidato do PSDB reconhece que a saúde é um dos gargalos no setor de serviços públicos, mas justifica que os investimentos realizados nesse setor, na cidade de Praia Grande, deram um grande salto em qualidade e exemplifica o caso da construção do Hospital Irmã Dulce que conta com 208 leitos, sendo que 40 para UTI. 

 

O novo formato de gestão implantado pelo tucanato na cidade trazendo a Fundação ABC como operadora  demonstra uma melhor performance e, desde o ano passado, o PS Central também passou a ter sua gestão realizada pela mesma fundação. De acordo com Mourão os resultados são positivos e a qualidade melhorou muito.

 

Para Mourão não é possível ficar estacionado, pois uma cidade que cresce cerca de 50 mil habitantes a cada quatro anos, precisa de investimentos constantes no setor para manter e melhorar a qualidade no serviço prestado. O candidato acredita que deva haver uma reformulação e ampliação no sistema ambulatorial, em pelo menos 20 equipes de forma a atender adequadamente a demanda reprimida. Um novo sistema de disgnóstico por imagem também é alvo em seu plano de governo. A saúde é então uma das principais prioridades em seu futuro governo.

 

Educação

Educação é a base de uma sociedade e citou exemplos como Japão e China e complementa dizendo que o Brasil fica relutando em fazer um maciço investimento nesse setor.

Assim, Mourão quer fazer um mapeamento, na área produtiva, da necessidade de mão-de-obra na região para trazer para a cidade cursos de formação que venham a atender essas necessidades. Os cursos, técnicos ou de graduação, deverão estar em sintonia com o setor produtivo, voltados para a economia local. 

 

O candidato tucano afirma que tem orgulho do sistema de ensino na Praia Grande, mas que é necessário o constante crescimento e adequação ao crescimento da demanda. Com relação à merenda (in natura) e ao material escolar, incluindo uniforme, Mourão afirma que está dentro de parâmetros considerados excelentes, mas sempre há espaço para melhora.

 

Comenta também sobre a Super Escola como ponto de atração nas comunidades. Acredita que deva ser ampliado de forma a permitir uma maior interação dessa comunidade onde está inserida, com as atividades extra-curriculares e esportivas disponibilizadas.

 

Desenvolvimento Econômico

Para que haja a geração de empregos é preciso criar oportunidades e, entre elas, um aeroporto para exportação, pode ser um dos caminhos para ampliar as possibilidades de receita e, ao mesmo tempo, dar maior oportunidade de emprego dentro do município.

 

Devido ao alto preços dos terrenos na região da baixada santista, uma das formas de incentivar a vinda de pequenas e médias empresas para a cidade seria mediante a negociação de terrenos que possuem dívida com a prefeitura e por meio de um processo licitatório oferecer esses terrenos para a instalçao de atividades econômicas que estejam em acordo com a política ambiental da cidade.

 

Área Social

Projetos como a creche para idoso  e o PIC são objetos de ampliação no plano de governo de Mourão. 

 

Zoonose

Mourão não consegue explicar o porque do setor ter estagnado, mas afirma que irá retomar as atividades de vacinação, castração e outros serviços de prevenção (Mourão citou o caso de pombos), pois é um fator de saúde pública e não pode ser relegado. Disse ainda que durante sua gestão construi um novo prédio para o setor de Zoonoses levando em consideração as necessidades dos animais e o respeito ao ser vivo.

 

Para Mourão a responsabilidade de ter um animal não termina quando ele está doente. É um processo de harmonia com a natureza, disse o candidato.

 

Esportes

A cidade já fez um grande investimento no setor espotivo e deverá, nos próximos anos, dar continuidade nessa forma de gestão, pois ela se demonstrou correta, uma vez que a cidade saltou do 50º lugar para 5º lugar em menos de quatro anos. Mourão afirma que isso é resultado do trabalho realizado com a implantação de piscina, quadras, centro poliesportivo, pistas de atletismo, dentre tantas outras modalidades.

 

O projeto de implantação de campos de futebol nas regiões fora do centro será continuada para atender a demanda crescente dessa atividade desportiva e de lazer comunitário. A ideia é fazer parceria com algum atleta de forma a gerir melhor os resultados dessa ação.

 

Habitação

Mourão diz que deverá dar continuidade no processo de regularização fundiária, pois, para ele, as pessoas precisam ter a segurança de um teto. Mourão afirmou que o projeto Minha Casa Minha Vida se inviabilizou na cidade devido aos altos custos dos terrenos, pois o valor desse não pode ultrapassar o limite de 8% a 10%. 

 

No caso do setor habitacional a busca por terrenos que estão em débito com a municipalidade também serão úteis no processo de crescimento e oferta de mais unidades habitacionais, pois com o subsídio de parte do terreno, construtores poderão viabilizar novos projetos que caibam dentro dos parâmetros do Minha Casa Minha Vida para a população que possui renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos.

 

No tocante ao meio ambiente projetos de reformulação do processo de coleta seletiva (Central do Verde), implantação de uma coleta de materiais inertes advindos de demolições ou reformas para passarem por um processo de reciclagem serão alvos no programa apresentado pelo tucano. Outro fator determinante seria a coleta de pilhas, baterias dentre outros produtos que a legislação determina que o fabricante dê destino, e fazer com que essas empresas retirem esses materiais para que sejam coletados e dispensados dentro das normas ambientais, o que hoje, apesar de ter legislação a respeito, não é realizado. Com isso poderá ser feito uma maior proteção dos mananciais da região.

 

Segurança

Mourão afirmou que em todas as suas gestões ele sempre apoiou as polícias civil e militar com equipamentos ou ações e continuará cobrando do estado a devida contrapartida no envio de efetivo (150 homens) para cobrir as reais necessidades de segurança da população.

 

O problema para o tucano é que o crescimento populacional da cidade se dá em níveis maiores que os da média nacional e o efetivo policial na cidade não acompanhou esse crescimento, o que gerou um aumento no volume de ocorrências.

 

Disse ainda que está em seu plano dar andamento ao processo de Operação Delegada e, mediante convênio, trazer mais 150 homens para o efetivo da cidade.

Com base na experiência da administração de São Bernardo, no período em que a cidade estava sob a gestão tucana, Mourão quer trazer a experiência para implantar uma clínica para tratamento de dependentes químidos com possibilidade de internação e, com isso, promover uma redução nos pequenos delitos.

 

Transporte

Para Mourão a mobilidade urbana é um bem social fudamental. O candidato tucano afirma que a integração do transporte na região deve ser implementado de forma que um cidadão que precisa de uma especialidade médica que só exista em Santos, por exemplo, possa ter acesso à região contigua sem dispender altos valores para ter essa mobilidade. O VLT anunciado pelo governo do estado será estratégico para a cidade e fará gestão para que seja implantando nas marginais o tri ou biarticulado para fazer a interface entre o VLT e os pontos terminais na cidade.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo