O embalado Corinthians pós-Libertadores sofreu um duro golpe jogando dentro de casa, na noite deste sábado. No Pacaembu, a equipe alvinegra apenas empatou em 1 a 1, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a irregular Portuguesa e, dessa forma, segue longe dos líderes do torneio. Já a equipe rubro-verde conseguiu se livrar da zona de rebaixamento com o ponto conquistado.
Com o resultado, o Corinthians se distancia ainda mais dos líderes. Ainda sonhando com um bicampeonato, a equipe alvinegra chegou aos 12 pontos e subiu uma posição, ocupando o 12º posto. A Portuguesa continua ameaçada pelo rebaixamento, mas deixou a zona da degola momentaneamente, ganhando a posição do Coritiba e ocupando a 14ª posição com nove pontos.
Vindo de duas vitórias consecutivas, uma delas com uma atuação convincente diante do Flamengo no Engenhão, o Corinthians jogou com o apoio de sua torcida para tentar embalar no Brasileiro e se aproximar dos líderes. Atual campeão brasileiro, o Corinthians iniciou o jogo com muita lentidão e pouca criatividade.
A falta de Danilo foi sentida pela equipe alvinegra, que viu uma organizada Portuguesa dominar as ações iniciais e abrir o placar com o repatriado Héverton, aos 29min do primeiro tempo. A segunda etapa reservou fortes emoções ao jogo e um Corinthians mais ofensivo. Douglas empatou logo soas 4min, mas o placar continuou inalterado até o final.
Na próxima rodada, o Corinthians jogará novamente com o apoio da sua torcida, diante do Cruzeiro, no Pacaembu, na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). Já a Portuguesa tentará voltar a vencer indo ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Flamengo no Engenhão, na quinta-feira, às 21h.
O jogo
Jogando no Pacaembu, os times entraram em campo em situações bem opostas. Mas o momento dos clubes não se refletiu dentro de campo. Com boa marcação na saída de bola, a equipe rubro-verde foi quem começou comandando as primeiras ações do jogo. Em jogo truncado, a Portuguesa tinha mais a posse de bola e chegava com mais perigo ao ataque.
Já o Corinthians tinha dificuldades na criação e pouco incomodava o adversário. Explorando bem o lado esquerdo, sobretudo com as boa subidas do lateral Marcelo Cordeiro, a Portuguesa foi melhor na partida durante a primeira meia hora do jogo. Aos 29min, a equipe foi recompensada com o gol. Moisés fez boa jogada e deu ótimo passe para Héverton, que entrou na área e chutou forte para abrir o placar, 1 a 0.
Sem o meia Danilo, o Corinthians tinha problema para criar jogadas e não conseguia reagir no primeiro tempo. Com a vantagem, a Portuguesa passou a administrar o jogo impondo o mesmo ritmo do começo da partida: com posse de bola e envolvendo o adversários com toques precisos.
No segundo tempo, o técnico Tite promoveu a entrada de Jorge Henrique na vaga de Edenílson e deu mais ofensividade ao Corinthians. Logo aos 4min, a equipe alvinegra empatou. Douglas cobrou falta da meia esquerda, a bola quicou na frente de Jorge Henrique e enganou o goleiro Dida.
A igualdade no placar animou os jogadores corintianos que partiram com tudo em busca da vitória. Aos 9min, Romarinho perdeu boa chance de virar o placar. O jogo ficou aberto na segunda etapa, e a Portuguesa quase ficou a frente do placar novamente, primeiro com Héverton e depois com Guilherme. Douglas ainda acertou uma bola na trave aos 36min, mas o placar se manteve inalterado.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 PORTUGUESA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 21 de julho de 2012, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Bruno Rizo (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Flávio Guerra e Marcelo Aparecido (ambos de SP)
Público: 31.106 pagantes (total de 33.186)
Renda: R$ 991.425,00
Cartões amarelos: Douglas e Romarinho (Corinthians); Héverton e Luís Ricardo (Portuguesa)
Gols: CORINTHIANS: Douglas, aos 4 minutos do segundo tempo; PORTUGUESA: Héverton, aos 29 minutos do primeiro tempo
CORINTHIANS: Cássio; Welder, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Cachito Ramírez), Douglas e Edenílson (Jorge Henrique); Romarinho e Emerson (Adílson)
Técnico: Tite
PORTUGUESA: Dida; Luís Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Guilherme e Moisés; Héverton e Diego Viana (Rodriguinho)
Técnico: Geninho