A equipe de pesquisas da Microsoft criou uma tecnologia que permite realizar uma luta de espadas virtual entre dois smartphones, usando o hardware disponível na maioria dos aparelhos vendidos hoje. O aplicativo usa funções como acelerômetro, bússola e uma nova ferramenta de localização pelo som para criar uma luta em que dois jogadores tentam tirar pontos um do outro.
No jogo, segundo a Wired, dois oponentes apontam seus telefones um para o outro, como se cada um deles segurasse uma espada imaginária. Quando o smartphone de um jogador atinge uma distância de 15 cm do outro, faz o adversário perder um ponto.
Segundo a Wired, a tecnologia de localização por som não é nada nova, mas a equipe da Microsoft Reasearch criou algoritmos mais rápidos e precisos. As técnicas tradicionais nesse tipo de medição pode levar até um segundo para processar, o que dá uma margem para 4 metros de erro. A tecnologia da Microsoft faz 12 processamentos por segundo, dando um precisão de 2 cm.
A tecnologia pode ser usada para criar jogos mais interativos, mas a Microsoft ainda não tem planos para lançar o aplicativo para o público em geral.

O sistema FAR funciona através de um processo de quatro etapas, começando com telefones enviando um tom.