O Via Rápida Emprego disponibilizou 150 vagas em três cursos profissionalizantes para Praia Grande. Ao todo, foram distribuídas 37 mil vagas em todo o Estado.
Os cursos disponíveis são almoxarife e repositor de mercadorias, assistente administrativo e operador de telemarketing.
Para almoxarife, serão duas turmas com 230 horas/aula para alunos que não têm o Ensino Médio concluído e uma turma de 80 horas/aula para os que já têm a conclusão. Já os cursos de assistente administrativo e de operador de telemarketing contarão, respectivamente, com uma turma de 60 horas/aula. De acordo com o coordenador de projetos da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho, Marivaldo Silva Lopes, a vinda dos cursos para Praia Grande foi uma solicitação da secretaria por intermédio da Comissão Municipal de Emprego.
As inscrições começaram nesta quarta-feira (11) e podem ser feitas exclusivamente no site do Via Rápida Emprego, por um período de 30 dias. Os candidatos devem completar os campos de inscrição para, ao final, receber a confirmação com data do início das aulas e horários.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares.