Aproximadamente mil pessoas passaram pelo Kartódromo Municipal de Praia Grande para conferir o primeiro dia da 15ª Festa da Tainha, na sexta-feira (6). Este ano, o pescado, que é servido na telha e acompanhado de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e é vendido a R$ 60,00. Parte da renda obtida será revertida ao Fundo Social de Solidariedade do Município. O evento segue até dia 29 de julho e a estimativa é que cerca de 70 mil pessoas prestigiem a festa, consumindo aproximadamente 18 toneladas do pescado.
A Festa da Tainha é organizada pelo Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso e conta com o apoio da Prefeitura e empresas patrocinadoras. Além da venda da grande atração do evento, a tainha, aproximadamente 30 entidades assistenciais da Cidade expõem e vendem seus trabalhos no local.
A festa acontecerá sempre às sextas-feiras, das 18 às 23 horas, aos sábados, do meio-dia às 23 horas, e domingos, do meio-dia às 18 horas. A tainha é assada na churrasqueira e preparada, da limpeza do peixe ao tempero e armazenamento, pelos membros do Centro de Cultura, funcionários contratados e voluntários.
Segundo o presidente da comissão organizadora, Marcelo dos Santos, de 43 anos, a novidade desta edição é a variedade gastronômica. “Além da Tainha, o visitante pode comprar também outros itens, como pastel, temaki, tempurá e cachorro quente”. Marcelo dos Santos explicou que a ampliação foi realizada para agradar um maior número de pessoas. “Sabemos que muitas famílias prestigiam a festa e, às vezes, acontecia de algum integrante não gostar de peixe. Assim todos têm opções variadas, em um ambiente agradável e seguro”, afirmou.
A corretora de imóveis Graça Neide, de 50 anos, participa da festa todos os anos. “Este ano o espaço está maior, tem muito mais vagas de estacionamento. Gostei demais do conforto oferecido aos visitantes. Acredito que a festa será um sucesso”, afirmou.
A profissional de segurança no trabalho Mariana Durval Souza, 32, afirmou ser fã do evento. “Venho à festa já há oito anos com meu marido. E sempre mais de uma vez por edição. Teve um ano que comemos a tainha seis vezes. É muito saborosa”, recomenda.
HISTÓRICO - Na última edição, aproximadamente 40 mil pessoas passaram pelo evento, que ocupou os 3 mil metros quadrados do AutoShopping Praia Grande (Avenida Ayrton Senna da Silva, 611) e totalizou a marca de 14 toneladas de pescado consumidas.