O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (PPS) quer implementar o ‘Via Rápida’ em todos os bairros da cidade – programa similar ao do governo estadual que qualifica profissionais com cursos que duram entre de 30 e 90 dias. O postulante ao Paço fez a proposta após visitar empresa do ramo moveleiro.
“O principal problema do empresário é qualificar mão de obra. A administração municipal também é responsável em criar alternativas para minimizar esse processo, levar cursos rápidos para perto dos moradores é uma opção”, sugeriu o candidato, que focou visitas em empresas nesta terça-feira (10/07).
Alex Manente falou ainda sobre a importância de trazer ao município indústrias de tecnologia. “É preciso buscar organizações que oferecem o emprego do futuro. A Foxconn (que produz tablets e iPads) é uma empresa que São Bernardo nem lutou para trazer, 3 mil empregos que foram para Jundiaí. Temos condições de brigar para trazer para cá.”
Na avaliação do candidato, São Bernardo também precisa resgatar a característica de principal produtor moveleiro. “O setor está perdendo espaço para a economia do Sul que tem se especializado em qualificar a mão de obra. As indústrias (da cidade) estão se transformando em lojas, assim perdemos emprego e renda”, concluiu.