A transmissão da Rede Globo da luta principal do UFC 148, entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen, foi alvo de polêmica.
A emissora não transmitiria o evento ao vivo, por razões contratuais. No entanto, o apresentador Galvão Bueno mencionou a transmissão como “ao vivo”, e gerou críticas dos fãs de MMA na internet.
Neste sábado, dia 07, o apresentador Tiago Leifert encerrou o Globo Esporte alertando os telespectadores que o evento não seria transmitido ao vivo, devido ao contrato de transmissão com o evento. Pelo acordo assinado, a Globo não pode passar os eventos ocorridos no exterior ao vivo, e tem de aguardar pelo menos 30 minutos para incluí-lo em sua programação.
Tudo isso para não repetir o erro de anunciar uma transmissão como ao vivo, mas exibi-la em VT, como ocorreu na luta entre Júnior Cigano e Frank Mir, quando os fãs souberam da vitória do lutador brasileiro ao entrar na internet e ver os comentários nas redes sociais antes mesmo da transmissão.
Mesmo assim, Galvão Bueno se descuidou, e, após um comercial, retornou à transmissão dizendo: “voltamos ao vivo”, o que revoltou os fãs do UFC. No Twitter, foi criada a hashtag “GloboFail” (“Globo falha”, em tradução literal). Os fãs criticaram a postura da emissora de, mais uma vez, falar em “transmissão ao vivo”. Confira algumas tuitadas dos internautas:
“Se na luta de Anderson Silva vc perder algum momento, não fique com raiva, que a Globo vai reprisar a luta!! #GloboFail”, afirmou o usuário @_RafaelSpinelli.
“Anderson Silva já pode ir pra casa e acompanhar a luta ‘Ao Vivo’ pela Globo! #GloboFail”, escreveu @Jooseanee.
“Pior que a Globo transmitir a luta atrasada é ter que ouvir Galvão Bueno fingindo que é ao vivo e que não sabe de nada #UFC148 #GloboFail”, criticou @tecladeonde.