A empresa Pluna Linhas Aéreas S.A. publicou em seu site, http://www.flypluna.com/index.html, um comunicado informando a suspensão de
suas atividades, o que causou o cancelamento dos voos já programados.
Diante deste quadro que pode causar prejuízos aos consumidores, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da
Cidadania, informa que ofíciou à Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) solicitando que a entidade oriente os seus associados a providenciarem, assim que solicitado pelo consumidor, o cancelamento das compras, ainda não pagas, de passagens feitas através de cartão de crédito.
Além desta medida, a Fundação orienta o consumidor que contratou o serviço da Pluna através de agência de viagem a entrar em contato com a mesma para negociar o cancelamento da compra, sem ônus, ou a acomodação em um voo de outra companhia.
Quem efetuou o pagamento com cheque e quer sustá-lo, o Procon-SP orienta que seja feito um Boletim de Ocorrência e que o documento seja encaminhado ao banco. Neste caso, a Fundação ressalta, que o procedimento não impede eventual protesto do título.
O consumidor que não conseguir solução do caso junto à agência onde adquiriu a passagem, pode entrar em contato com a Fundação Procon- SP nos seguintes canais de atendimento:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira,
das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas- Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
O consumidor que comprou a passagem diretamente com a empresa e não conseguir providenciar o cancelamento através do telefone disponibilizado pela empresa, (11) 3711-9158 , deve ingressar com ação no Poder Judiciário.
|