Huynh Cong "Nick" Ut só precisou de um segundo para registrar um dos momentos mais dramáticos do século 20. A menina Kim Phuc tinha apenas nove anos quando um avião do exército do Vietnã do Sul bombardeou com napalm seu pequeno povoado de Trang Bang, perto de Saigon, em um ataque coordenado com os Estados Unidos. A foto completa 40 anos nesta sexta-feira. Veja outras imagens conhecidas por retratar os horrores da guerra.

Esta foto, considerada a imagem de guerra mais importante da história, foi tirada por Joe Rosenthal em 23 de fevereiro de 1945 e mostra cinco fuzileiros navais norte-americanos e um médico erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi, durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Joe Rosenthal/AFP)

Conhecida como "O Rebelde Desconhecido", a foto foi tirada pelo norte-americano Jeff Widener e retrata um jovem anônimo diante de uma fila de tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen, em 1989, na China. A coragem do manifestante foi notícia no mundo todo e considerada símbolo do poder individual democrático contra a opressão governamental (.Foto: Jeff Widener/Reprodução).

A fotografia do beijo entre um fuzileiro naval e uma enfermeira na Times Square, em 14 de agosto de 1945, é a imagem mais emblemática do fim da Segunda Guerra Mundial. O autor foi o fotógrafo Alfred Eisenstaedt (Foto: Alfred Eisenstaedt/Getty Images).