Audi Q3 aposta em esportividade e segurança

 

Autos - 05/06/2012 - 01:20:39

 

Audi Q3 aposta em esportividade e segurança

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Audi Q3 espera combater rivais como BMW X1 e Land Rover Evoque

O Audi Q3 espera combater rivais como BMW X1 e Land Rover Evoque

A Audi escolheu o autódromo particular da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo, para exibir os predicados do novo Q3. O crossover de luxo, que chega por R$ 144.900, e enfrenta rivais como BMW X1 e Land Rover Range Rover Evoque, começou a maratona de avaliações em um teste de freios ABS. O motorista acelerava em um trecho de reta e era obrigado a frear bruscamente em um corredor de cones, efetuando uma manobra de desvio na parte final do percurso. Nessa hora, entrava em ação o sistema de freios ABS do "irmão menor" do Q5 - que evitava o travamento das rodas, auxiliado pelo distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBD), que equalizou a força de frenagem entre as rodas e permitiu a mudança de direção, mesmo enquanto o freio permanecia totalmente acionado. Essa manobra seria impossível em um carro sem ABS. Na reta, o motor 2.0 l de 211 cavalos se mostrava muito disposto a empurar com vontade os 1.565 kg do Q3.

Quando a primeira etapa de testes foi cumprida, o Q3 foi levado a outro trecho, onde uma prova de "slalon" é feita. Nessa fase, o SUV de luxo da Audi é acelerado e cumpriu-se um trajeto em zigue-zague entre cones. Assim é possível notar a boa eficiência da tração integral "quattro" do modelo. Além disso, fica clara a ação do controle de tração e do sistema eletrônico de estabilidade, que utilizam sensores para cortar a aceleração na iminência da derrapagem ou acionar o freio individualmente nas rodas que perdiam tração. Após o percurso, o Q3 confirma o bom acerto de suspensão, já que a carroceria inclinou muito pouco considerando as manobras bruscas realizadas.

Para provar que o Q3 também é capaz de encarar trechos mais "cotidianos", um comboio sai para dar voltas "tranquilas" no circuito completo do autódromo. De cara dá para notar o rodar suave do crossover. Nas curvas, com o pé "mais em baixo", fica clara ainda a boa estabilidade do SUV. O motor 2.0 l TFSI de 211 cavalos também trabalha em perfeita harmonia com o câmbio automático S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, que faz trocas de marchas com rapidez exemplar. Os assentos são confortáveis e a boa dirigibilidade se dá pela grande variedade de ajustes eletrônicos no banco - além dos ajustes manuais da coluna de direção. O nível de acabamento proporciona bem-estar aos passageiros, que encontram bons materiais de revestimentos interno como couro, plástico suave ao toque e até partes em alumínio. O aparato tecnológico e de entretenimento ainda merece destaque. O motorista controla basicamente todas as funções através do volante multimídia ou por comando de voz ativa - como opcional, Multi Media Interface, que engloba funções como sistema de navegação, rádio, telefone, entre outros.

Quando a maratona de testes chega ao final e Q3 estaciona sobre o gramado da pista. É aí que o design exterior é observado. Na dianteira, o modelo tem LEDs que delineiam os faróis. Ainda chama a atenção a grande saída de ar frontal, que ostenta as quatro argolas, símbolo da fabricante alemã. Na traseira, o destaque fica para a lanterna, composta também por LEDs.

Em termos tecnológicos, ainda dá para destacar os itens de série do Q3, que não são poucos. A versão topo de linha Ambition chega com ar-condicionado quadrizone digital, airbags frontais, laterais e de cabeça, sistema de detecção de pontos cegos, sistema Start/Stop, piloto automático, sistema multimídia com navegador, sistema keyless, que dispensa o uso de chave, sistema que evita trocas involuntárias de faixa de rolamento acima dos 60 km/h, chamado de Active Lane Assist, bancos de couro com ajustes elétricos, entre outros. Com qualidades em vários quesitos, a Audi se vale da boa fama de marca premium para emplacar de vez no segmento de SUVs, que estima um crescimento global de 20% até 2015.

Modelo tem três versões de acabamento: Attraction, Ambiente e Ambition

Modelo tem três versões de acabamento: Attraction, Ambiente e Ambition

A Audi diz que o Q3 cumpre a marca de zero a 100 km/h em 7s8

A Audi diz que o Q3 cumpre a marca de zero a 100 km/h em 7s8

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo